Saint Kitts e Nevis apoiam a soberania e integridade territorial do Marrocos sobre o saara 16-06-2023
Na margem do Comitê 24 das Nações Unidas, Saint Kitts e Nevis sublinharam seus apoios e suportes à soberania e integridade territorial do Marrocos. Em discurso durante a reunião anual do comité 24 da ONU, realizada em Nova York, o embaixador representante permanente de St. Kitts e Nevis junto às Nações Unidas, Nerys Dockery saudou o plano marroquino de autonomia, o qual o Conselho de Segurança qualifica como "sério e credível", capaz de resolver esta disputa artificial de longa data.
|
|
República da Guiné apoia a iniciativa da autonomia para o saara marroquino 16-06-2023
A República da Guiné, perante os membros do Comité 24 das Nações Unidas, sublinhou o apoio à iniciativa marroquina de autonomia, como uma solução consensual contra o diferendo regional sobre o Saara marroquino.
|
|
Cabo Verde: a iniciativa de autonomia de Marrocos, "base única" para um acordo político da questão marroquina 16-06-2023
A República de Cabo Verde, em Nova Iorque, sublinhou o seu apoio à iniciativa marroquina da autonomia para o Saara, considerando-a como a “única base”, capaz de levar a uma solução política justa e duradoura para este diferendo regional. “Considerando esta iniciativa de autonomia marroquina a única base para uma solução política justa e duradoura para esta disputa regional que durou mais de quatro décadas”, declarou o Representante Permanente de Cabo Verde junto das Nações Unidas, durante a reunião anual do Comité 24.
|
|
O Conselho de Cooperação do Golfo, perante o Comitê 24 da ONU em favor da marroquinaidade do Saara 15-06-2023
Num comunicado, à margem da reunião anual do comitê 24 das Nações Unidas, os Estados do Conselho de Cooperação do Golfo reafirmaram seus apoios inabaláveis à marroquinaidade do Saara e à integridade territorial do Reino.
|
|
Comité 24 da ONU: A Guatemala apoia o plano de autonomia e integridade territorial do Marrocos 15-06-2023
A Guatemala, perante os membros do Comitê 24 das Nações Unidas, apoia a iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos para a comunidade internacional e ONU 2007, visando a acabar definitivamente com a disputa regional em torno do Saara. Na margem do Comité 24 anual da ONU, realizada em Nova York, o Representante Permanente da Guatemala junto às Nações Unidas destacou que o plano de autonomia constitui "uma base realista, crível e seria, capaz de levar a uma solução negociada entre as partes, no marco do respeito da integridade territorial do Reino de Marrocos e sua soberania nacional."
|
|