|
Conselho de Direitos Humanos da ONU (CDH): preocupação com a falta de água nos campos de Tindouf 20-09-2024
A falta de acesso à água potável e saneamento nos campos de Tindouf, sudeste de Argélia, tal assunto foi levantado, quarta-feira passada, pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU (CDH), um verdadeiro perigo que ameaça estas populações detidas e sequestradas nestes campos de Tindouf, controlados pelas milícias da polisario e exército argelino. Durante o debate do CDH sobre o ponto 3 da ordem do dia, o militante associativo e professor de medicina, Brahim El Ahmadi, chamou a atenção do conselho sobre o problema da falta de acesso à água e saneamento básicos aos saarianos de Tindouf.
|
|
|
Genebra: expertos denunciam o recrutamento de crianças em Tindouf, uma “grave violação dos direitos humanos” 19-09-2024
Os expertos e activistas dos direitos humanos denunciaram, segunda-feira passada, em Genebra, o recrutamento de crianças, servindo nos conflitos armados, como o caso dos campos de Tindouf, constituindo práticas ilegais violando a paz e o direito mundial, e ameaças ao desenvolvimento internacional.
|
|
|
Conselho de Direitos Humanos da ONU: Organizações não governamentais chamam para garantir direitos básicos às pessoas detidas em Tindouf 18-09-2024
Foi na quinta-feira passada, em Genebra, que as organizações não governamentais chamaram à comunidade internacional para fazer pressão sobre a Argélia e garantir os direitos básicos à população detida nos campos de Tindouf.
|
|
|
Saara Marroquino: uma região no auge da prosperidade (Mídia brasileira) 18-09-2024
O site de notícias brasileiro “Poder 360” escreveu ao dizer que o saara marroquino se transformou num espaço de progresso e prosperidade, face à situação miserável que prevalece noutro lado dos campos de Tindouf, no sudoeste da Argélia. O autor do artigo, Marcello Tognozzi tem destacado sobre as “profundas transformações sociais e económicas” que conhece esta região, cinco décadas após a Marcha Verde, resultado da recuperação do saara marroquino, apesar das manobras arquitetadas pelos separatistas da Polisário, apoiados pela Argélia.
|
|
|
Peru: Embaixador de Marrocos apresenta a iniciativa marroquina da autonomia sobre o Saara 13-09-2024
Marrocos e o Peru confirmam o compromisso com o processo de consolidação das relações políticas e económicas, e da promoção da cooperação bilateral mutuamente benéfica. Tal confirmação ocorreu durante uma reunião, terça-feira na sede do Congresso peruano, reunindo o embaixador marroquino em Lima, Amin Choudhary, e o novo presidente desta instituição legislativa, Eduardo Salhuana Cavedes, e Ernesto Bustamante Donairi, na qualidade de chefe do Grupo Parlamentar de Amizade Peru-Marrocos e do chefe de Grupo de Apoio e Defesa da Iniciativa de Autonomia Marroquina no Congresso Peruano. Nesta ocasião, os dois partidos analisaram vários aspectos dos laços bilaterais e discutiram formas de fortalecer as relações parlamentares entre os dois países. Ocasião pela qual o Presidente do Congresso Peruano tem sublinhado a necessidade de reforçar as trocas comerciais, mantendo as ambições e capacidades de desenvolvimento entre os dois países.
|
|
|