O reconhecimento Israelense do saara marroquino, uma conquista vitoriosa no quadro da visão real (Sidi Hamdi Ould Errachid) 21-07-2023
O Presidente do Conselho da região de Laayoune-Sakia El Hamra, Sidi Hamdi Ould Errachid sublinhou, segunda-feira passada que o reconhecimento israelita da marroquinaidade do Sahara constitui "uma conquista no quadro das vitórias alcançadas graças à sabedoria e perspicácia visão da Sua Majestade o Rei Mohammed VI".
|
|
O reconhecimento israelita: "Importante vitória e conquista diplomática", com dimensões políticas (Al-Khatat Yinja) 21-07-2023
O Presidente do conselho da região de Dakhla-Oued Ed-Dahab, Yinja El-Khatat sublinhou, segunda-feira passada que a decisão de Israel reconhecer a soberania de Marrocos sobre seu saara constitui uma "vitória diplomática importante", com dimensões políticas e impactos econômicos sobre todas as províncias do sul do Reino. Num comunicado junto a agencia de noticias MAP, Yenja informou que o reconhecimento israelita constitui “um acontecimento de suma importância com dimensões políticas e importantes efeitos económicos”, referindo ao ímpeto apoio de muitos países do mundo em relação aos esforços de Marrocos, visando a encontrar uma solução definitiva da questão do Saara.
|
|
A Decisão do Israel, reconhecer a marroquineidade do saara e abrir consulado em Dakhla é posição sábia 20-07-2023
Enviou a Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, uma mensagem a Sua Excelência o Sr. Benjamin Netanyahu, Primeiro Ministro do Estado de Israel, sublinhando a "importante" decisão do Estado de Israel ao reconhecer a soberania do Reino de Marrocos sobre o seu Saara, e a abertura de um consulado na cidade de Dakhla, como ação "sábia e perspicaz".
|
|
Departamento dos EUA: A posição sobre o Saara marroquino continua sendo favorável desde Trump 20-07-2023
O porta-voz do Departamento dos EUA, Matthew Miller, sublinhou na margem de uma entrevista coletiva, terça-feira passada, 18 de julho, em Washington, que a posição dos EUA sobre o Saara marroquino continua sendo a mesma favorável desde a época do Trump. Miller explicou que: "A posição dos Estados Unidos da América no Saara não mudou desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou a marrocanização das províncias do sul em 2020."
|
|
Comunicado do gabinete Real 18-07-2023
A seguir, o comunicado do gabinete real:
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI - que Deus o assiste recebeu uma mensagem do Primeiro Ministro do Estado de Israel, Sua Excelência o Sr. Benjamin Netanyahu.
|
|