Tribunal de Apelo de Londre: a decisão judicial rejeita o pedido da Polisário contra a parceria Marrocos-Bretanha 26-05-2023
O Tribunal de Apelo de Londres decidiu, quinta-feira, o indeferimento definitivo do recurso interposto por organizações não governamentais "WSC", que apoiam os separatistas, polisario, tentando impedir e prejudicar o acordo de parceria entre Marrocos e Grã-Bretanha.
|
|
Antígua e Barbuda reitera perante o Comitê 24 o apoio ao plano de autonomia, como "solução consensual" 26-05-2023
A Antígua e Barbuda reiterou, perante os membros do Comité 24 das Nações Unidas, o seu apoio ao plano de autonomia, considerado como uma "solução consensual", capaz de acabar com o diferendo em torno do Saara marroquino. O representante de Antígua e Barbuda, Claxton Dupree sublinhou durante a conferência regional do comité 24 do Pacífico realizada em Bali, Indonésia (24 a 26 de maio), que o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos a ONU 2007, é “de acordo com o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e as resoluções do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral das Nações Unidas”.
|
|
Brasil apoia a proposta de autonomia para o Saara, conforme as resoluções do Conselho de Segurança da ONU 25-05-2023
O deputado federal brasileiro, Tião Medeiros, reiterou, terça-feira passada, em Brasília, o apoio do Brasil à proposta de autonomia para o Saara marroquino, apresentada pelo Reino a ONU, 2007, em conformidade com as decisões do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a posição da comunidade internacional.
|
|
Indonésia: Conselho real dos Assuntos saranianos participa no comité 24 da ONU, estudo regional do Pacífico 24-05-2023
O Conselho Consultivo Real para os Assuntos Saarianos, representado pelo membro, Sr. Moulay Ahmed Mghizelat, junto a delegação do Reino de Marrocos, num simpósio regional para a região do Pacífico, no seio do Comité 24 da ONU, que abriu os seus trabalhos, nesta quarta-feira em Bali, Indonésia.
|
|
A República de Cabo Verde reitera o seu apoio a integridade territorial de Marrocos e ao plano de autonomia para o saara 24-05-2023
A República de Cabo Verde reiterou o seu apoio à integridade territorial de Marrocos e ao plano de autonomia, como a “única solução” do conflito artificial em torno da questão do Saara marroquino. O Governo da República de Cabo Verde, por sua vez reafirmou o seu apoio à integridade territorial do Reino de Marrocos, e a iniciativa do plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos, 2007, ao Conselho da Segurança da ONU, considerado como a "única solução credível e realista, capaz de acabar definitivamente com o diferendo" do Saara marroquino.
|
|