O Comité 24 da ONU: Burundi saúda a iniciativa de autonomia e processo político das Nações Unidas 22-06-2023
O Burundi saudou, em Nova Iorque, a iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos para acabar definitivamente com o diferendo territorial sobre o Saara, apoiando o processo político sob os auspícios exclusivos do Secretário-Geral das Nações Unidas. O Representante Permanente do Burundi junto das Nações Unidas, Zephyrin Maniratanga reiterou durante a reunião anual do Comité 24 das Nações Unidas que o seu país “apoia fortemente o processo político sob os auspícios exclusivos do Secretário-Geral da Nações Unidas, cujo objetivo é alcançar uma solução política realista, duradoura e mutuamente aceitável deste conflito regional “em torno do saara”, baseado no realismo e no espírito de compromisso, conforme as resoluções do Conselho de Segurança emitidas desde 2007.
|
|
Comitê 24 da ONU: Burkina Faso apoia a iniciativa de autonomia para o saara marroquino 22-06-2023
O Burkina Faso reiterou o seu apoio à iniciativa da autonomia para o Saara marroquino, considerada como “alternativa credível e realista”, capaz de colocar um termo a este diferendo regional.
|
|
Acordo agrícola entre Marrocos e União Europeia: a justiça francesa denuncia manobras da Polisario 21-06-2023
O Tribunal de Tarascon pronunciou uma decisão judicial abortando as manobras do sindicato camponês, Confédération Paysanne, uma organização sindical francesa envolvida judicialmente para prejudicar o acordo agrícola existente entre Marrocos e União Europeia, objeto de um novo revés legal contro, ativistas do Polisário e seus partidários na França. Este novo revés legal francês surge algumas semanas depois daquele imposto pelo Supremo Tribunal de Londres aos apoiantes da Frente da Polisario no Reino Unido.
|
|
Grupo de Apoio à Unidade Territorial do Reino interage com o Conselho de Direitos Humanos sobre a exploração política 21-06-2023
O Grupo de Apoio à Integridade Territorial do Reino chamou, terça-feira passada, em Genebra, ao compromisso de modo bilateral, interagindo com os Estados, o Conselho de Direitos Humanos e o Alto Comissariado, face a qualquer forma de manipulação ou exploração política.
|
|
Santa Lúcia reitera o seu apoio ao plano de autonomia, "uma solução baseada no consenso" 20-06-2023
Santa Lúcia, perante os membros do Comité dos 24 das Nações Unidas, reiterou o seu apoio ao plano de autonomia para o Saara marroquino, qualificado como uma "solução consensual", capaz de levar a uma solução definitiva desta disputa regional. O representante de Santa Lúcia, durante a reunião anual do Comitê 24 da ONU, realizada em Nova York, sublinhou que o seu país “apoia a iniciativa marroquina da autonomia, que o Conselho de Segurança a qualificou de séria e crível, base de suas sucessivas resoluções desde 2007”.
|
|