O Conselho de Cooperação do Golfo, perante o Comitê 24 da ONU em favor da marroquinaidade do Saara 15-06-2023
Num comunicado, à margem da reunião anual do comitê 24 das Nações Unidas, os Estados do Conselho de Cooperação do Golfo reafirmaram seus apoios inabaláveis à marroquinaidade do Saara e à integridade territorial do Reino.
|
|
Comité 24 da ONU: A Guatemala apoia o plano de autonomia e integridade territorial do Marrocos 15-06-2023
A Guatemala, perante os membros do Comitê 24 das Nações Unidas, apoia a iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos para a comunidade internacional e ONU 2007, visando a acabar definitivamente com a disputa regional em torno do Saara. Na margem do Comité 24 anual da ONU, realizada em Nova York, o Representante Permanente da Guatemala junto às Nações Unidas destacou que o plano de autonomia constitui "uma base realista, crível e seria, capaz de levar a uma solução negociada entre as partes, no marco do respeito da integridade territorial do Reino de Marrocos e sua soberania nacional."
|
|
Burkina Faso reitera o seu apoio à integridade territorial e a iniciativa de autonomia para o Saara marroquino 12-06-2023
Burkina Faso reiterou o seu apoio à alargada iniciativa de autonomia marroquina, sexta-feira, 9 de junho de 2023, que foi apresentada em 2007, a ONU, sendo “a única solução credível e realista” para resolver o diferendo em torno do Saara marroquino.
|
|
Polisario, uma organização "criminosa" e "perigosa", quanto a segurança regional (Experto) 12-06-2023
O experto francês em estratégias geopolíticas, Jerome Benard sublinhou num artigo de opinião publicado por meio de comunicação social, (Cosor.fr), no qual aponta a Polisário, como uma organização "criminosa" e "perigosa" para a segurança regional no Norte de África. Tal experto salientou que a Polisário continua a ser envolvida em várias operações de contrabando no Saara, mantendo a desestabilização do espaço saaraui.
|
|
Presidente do Knesset: Israel deve reconhecer o Saara marroquino 09-06-2023
O Presidente do Parlamento de Israel (Knesset), Amir Ohana sublinhou, ontem, quinta-feira, em Rabat, que o Estado de Israel deve proceder ao reconhecimento da soberania de Marrocos sobre o Saara.
|
|