Saara marroquino: A Comissão Parlamentar da Aliança do Pacífico apoia a iniciativa de autonomia (Comunicado final) 03-03-2023
A Comissão Parlamentar encarregada de acompanhar a Aliança do Pacífico declarou, ontem, quinta-feira, em Rabat, o seu apoio à iniciativa de autonomia para as províncias do sul do Reino, num quadro de uma solução definitiva do diferendo em torno do Saara marroquino Num comunicado do encerramento da comissão, culminando com os trabalhos da reunião conjunta entre a Comissão Parlamentar e a Câmara dos Deputados, a Comissão Parlamentar considerou a iniciativa marroquina como "um esforço sério e credível", capaz de resolver o diferendo do Saara, atendendo às expectativas de todas as partes do diferendo”.
|
|
O Sr. Bourita destaca o dinamismo que conhece o Saara marroquino, sobretudo na Europa 02-03-2023
O ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita, destacou, terça-feira passada, em Rabat, o dinamismo que conhece a questão do Saara marroquino, a qual "só se pode resolver no quadro das Nações Unidas e com base no acordo marroquino do plano de autonomia".
|
|
A Áustria considera o plano de autonomia uma solução séria e credível para o saara marroquino 01-03-2023
O comunicado conjunto, publicado na sequência do encontro em Rabat, ontem, terça-feira, entre o primeiro-ministro Aziz Akhannouch e o chanceler federal austríaco, Karl Nehammer, considera que a Áustria apoia o plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos em 2007, como base para a resolução do diferendo do Saara marroquino, aceitável para todas as partes.
|
|
Conselho de Direitos Humanos: desenvolvimento no saara marroquino e degradação em Tindouf (Wahbi) 28-02-2023
Sr Abdel Latif Wehbe, Ministro da Justiça, dirigente da delegação nacional de alto nível, a título da 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, tratando dos aspectos do desenvolvimento e integração que conhece as províncias do sul do Reino, e do sofrimento, assédio e abuso que os detidos nos campos de Tindouf, sudeste da Argélia subem. No seu discurso, ontem, segunda-feira, no Palácio das Nações Unidas em Genebra, inaugurando a adesão do Marrocos ao Conselho de Direitos Humanos, referente à sessão de 4 de abril do ano passado, o Sr. Wehbe destacou que as regiões do sul do Reino, que conhecem uma ampla avanço em termos de desenvolvimento social, permitem à população usufruir de seus direitos e participar da gestão dos assuntos públicos, através das instituições.
|
|
O 65º aniversário da visita de Sua Majestade, Mohamed V, a Mahamid El Ghizlan 27-02-2023
A visita do falecido sua Majestade, Mohamed V, a Mahamid El Ghizlan, símbolo da epopeia da luta nacional face à ocupação estrangeira
O povo marroquino comemorou, sábado passado, o 65º aniversário da visita histórica do falecido Sua Majestade Mohammed V, que Deus esteja com sua alma, a Mahamid El Ghizlane, na província de Zagora, 25 de fevereiro de 1958, recebido pelos dignitários, Xeques e representantes das tribos saharauis, para renovar os laços de lealdade e fidelidade, existentes entre o povo saarauis e os sultões.
|
|