O jornal senegalês denuncia o desvio de Argélia e Polisario da Ajuda humanitária, destinada aos campos de Tindouf 25-04-2023
O Diretor do Centro Africano de Inteligência Estratégica (CISPaix), Professor Abdellatif Idara sublinhou que o relatório do Programa Alimentar Mundial, no quadro da sua avaliação na Argélia pelo período 2019-2022, relativo ao desvio sistemático da ajuda humanitária, destinada aos residentes dos campos de Tindouf, a qual o Marrocos não cessa de denunciar junto a comunidade internacional, durante anos.
|
|
O experto franco-suíço denuncia o "desvio da ajuda humanitária, sistematicamente", por Argélia e Polisário 25-04-2023
O experto e escritor franco-suíço, Jean-Marie Heidt, denunciou o escândalo do "desvio sistemático" da ajuda humanitária, destinada aos residentes dos campos de Tindouf, pelo qual o Marrocos chama atenção durante anos, junto à comunidade internacional. Num artigo publicado pelo site Maglor.fr, portal especializado em assuntos do Maghreb, o Sr. Heidt sublinhou que este desvio da ajuda foi reafirmada no relatório do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, sobretudo na seção relativa à avaliação do "Programa Estratégico da Argélia 2019/2022".
|
|
O Conselho de Segurança da ONU: consultas a portas fechadas sobre a questão do Saara marroquino 21-04-2023
O Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, mantém consultas a portas fechadas sobre a questão do Saara marroquino, que são regulares e previstas conforme a Resolução n.º 2654 do Conselho, aprovada em 27 de outubro do ano passado.
|
|
A imprensa peruana: “escândalo do desvio sistemático” da ajuda humanitária destinada aos acampamentos de Tindouf 20-04-2023
A imprensa peruana denunciou o escândalo do “desvio sistemático da ajuda humanitária, destinada aos povos dos acampamentos de Tindouf”, fatos que o Marrocos tinha denunciado ao longo dos anos junto à comunidade internacional. Tal jornal “GOIC”, considerado o primeiro jornal digital do Peru parou diante das conclusões do relatório do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas em Argélia entre 2019 e 2022, sublinhando que “os desfalques do desvio da ajuda humanitária foram de fato denunciados nos relatórios de inspeção anteriores da Comissão das Nações Unidas, bem como do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, e de outras organizações intergovernamentais e não governamentais.
|
|
O relatório do Programa Alimentar Mundial: escândalo e desvio da Ajuda humanitária por Argélia e “Polisario” (Experto camaronês) 19-04-2023
O experto camaronês, Alphonse Zouzimi Tamkamta, referente ao relatório do Programa Alimentar Mundial, na sua avaliação ao “Programa Estratégico do Qata, Argélia 2019/2022”, sublinhou o desvio sistemático de ajuda humanitária destinada aos residentes dos campos de Tindouf, o qual Marrocos denúncia durante muitos anos junto a comunidade internacional. Assim, o professor universitário explica que o Programa Alimentar Mundial denuncia de forma conclusiva o desvio e a venda de alimentos da ajuda humanitária nos mercados de Tindouf e fora dos campos, bem como nos países vizinhos, enquanto a população do campo vive em condições deploráveis, de desnutrição crônica, afetando sobretudo as mulheres, crianças e idosos.
|
|