O Presidente do Senado da República do Burundi saúda o dinamismo econômico que conhece Laayoune 22-11-2022
O Presidente do Senado da República do Burundi, o Sr. Senzo Akira Emmanuel saudou o nível de desenvolvimento socioeconómico que conhece a região do Saara, no âmbito da sua visita à cidade do Laayoune.O sr Emmanuel, que efetua uma visita de trabalho ao Reino, à frente de uma importante delegação parlamentar a convite da Câmara dos Conselheiros, declarou que: "a cidade de Laayoune conhece um desenvolvimento em diferentes domínios, incluindo os setores de saúde, da educação e esportes, consagrando uma vida digna para a população desta região."
|
|
Representantes marroquinos e da Assembleia Nacional da Eslovénia: Importante encontrar uma solução política, realista e consensual sobre o Saara (comu 21-11-2022
A Câmara dos Representantes marroquina e a Assembleia Nacional da República da Eslovénia sublinharam a importância de encontrar uma solução política, realista e consensual sobre a questão do Saara, em conformidade com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU. Isso veio num comunicado conjunto publicado, após as discussões da semana passada em Rabat, do Presidente da Câmara dos Representantes, Sr. Rachid Talbi Alami, e da Sra. Orshka Klakošar Zubancic, Presidente da Assembleia Nacional da República da Eslovênia.
|
|
O Dia da Independência: epopeia do trono, do povo e da liberdade, da unidade territorial e progresso da nação marroquina 17-11-2022
O povo marroquino celebra o 67º aniversário da independência de Marrocos, amanhã, sexta-feira, 18 de novembro, constitui uma parada única na história da fundação do Marrocos moderno, no contexto das iniciativas e discursos de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, num ano repleto de sucessos diplomáticos, fortalecimento da integridade territorial do Reino e da resolução definitiva do conflito artificial do Saara de mais 47 anos, face aos oponentes de Marrocos.
|
|
CS: a Resolução 2654 sobre o Saara marroquino coloca a Marrocos "na posição de força" (Loulichki) 16-11-2022
O investigador do Centro de Políticas pelo Novo Sul, Mohamed Loulichki tem dito que a Resolução n.º 2654 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a questão do Saara marroquino colocou o Marrocos “na posição de força”, no sentido de exigir o recenseamento de refugiados .
|
|
Produtos do Saara marroquino: a maioria do Conselho da Europa do Norte rejeita a recomendação 16-11-2022
O Conselho da Europa do Norte rejeitou através da ampla maioria do conselho um projeto de recomendação que visa a impor restrições e medidas à importação de produtos provenientes do Saara marroquino. Assim, o Conselho, considerado o órgão oficial de cooperação parlamentar oficial entre os países escandinavos, votou a favor do relatório da Presidência, sendo que a questão do Saara não foi da competência do Conselho. A presidência não só se recusou a adotar o projeto, e também tem descartado até discuti-lo durante o conselho.
|
|