O Reino de Marrocos: adoção do Conselho de Segurança da Resolução n.º 2654 sobre o Saara Marroquino (M.R. Estrangeiras) 28-10-2022
O Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro declarou, ontem, quinta feira que o Reino de Marrocos saúda a adopção do Conselho de Segurança das Nações Unidas a Resolução n.º 2654 sobre a questão do Saara marroquino, segundo a qual o mandato da missão “MINURSO” foi prorrogado por um ano, até ao final do próximo ano, Outubro 2023. Num comunicado divulgado quinta-feira, na sequência da aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas da Resolução n.º 2654 relativa à questão do Saara marroquino,....
|
|
A Gâmbia renova seu apoio "firme" à soberania de Marrocos sobre o Saara 27-10-2022
A Gâmbia reiterou, em Nova Iorque, o seu apoio "firme" à integridade territorial e soberania de Marrocos sobre o seu Saara, considerando a iniciativa de autonomia como uma "solução viável" para este conflito regional.
|
|
A União das Comores reitera o apoio a iniciativa de autonomia base do consenso para o Saara marroquino 27-10-2022
A União das Ilhas Comores reiterou, em Nova Iorque, o seu apoio "total" à iniciativa marroquina de autonomia, considerada como "solução consensual", capaz de resolver a disputa regional em torno do Saara marroquino. O representante da União das Comores sublinhou perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas: “O meu país apoia a iniciativa de autonomia que é considerada séria e credível tanto pela comunidade internacional, bem como pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, nas sucessivas resoluções da ONU, adotadas desde 2007. "
|
|
Burkina Faso reitera o seu apoio ao plano de autonomia como "solução credível e realista" 27-10-2022
O Burkina Faso reiterou, em Nova York, o seu apoio ao plano de autonomia como uma "solução acreditável e realista", face à disputa regional sobre o Saara marroquino. O representante do Burkina Faso declarou perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas: "A delegação saúda a iniciativa de autonomia marroquina capaz de acabar com o diferendo do Saara marroquino. Tal iniciativa constitui uma alternativa credível e realista para a resolução deste conflito regional, de acordo com direito internacional, a Carta das Nações Unidas, as resoluções do Conselho de Segurança e a Assembleia Geral das Nações Unidas pertinente.
|
|
O Senado colombiano "rejeita" e "desaprova " a decisão do RASD 26-10-2022
O Senado colombiano rejeita categoricamente e desaprova a decisão do presidente da esquerda, Gustavo Petro, restabelecer as relações diplomáticas com a entidade fictícia, a qual "contradiz os princípios básicos da diplomacia colombiana”.
|
|