A Argélia: parte principal do conflito chamada para participar no Processo de Mesas Redondas (Quarta Comissão) 12-10-2022
Os representantes peticionários, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York destacaram que a Argélia é parte principal da disputa regional sobre o Saara marroquino, chamando-a para participar com fé na série de mesas redondas das Nações Unidas, de acordo com Resolução do Conselho de Segurança nº 2602.
|
|
A Assemblia Geral da ONU: Denunciar a Frente da Polisário pelo envolvimento no terrorismo e crime organizado 12-10-2022
Os expertos internacionais, em Nova York, condenaram o persistente envolvimento do grupo armado separatista, Polisario, no terrorismo e crime organizado na região do Sahel-Saara. O Sr Solomon Asor Sidney, presidente da ONG “Surry Three Faiths Forum”, perante o Quarto Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas destacou que a região do Sahel-Saara é uma área que implica as atividades ilegais, corredor do contrabando de armas e drogas, afetando diferentes regiões do mundo, cuja frente Polisário verdadeiro caso concreto das agendas sobrepostas, terrorismo, movimentos separatistas e crimes organizados.
|
|
O Sr. Hilal: Grupos armados, terroristas e separatistas atrapalham a estabilidade e integridade territorial dos países da região do Sahel e Saara 11-10-2022
O Embaixador Omar Hilale, Representante Permanente de Marrocos nas Nações Unidas declarou perante o Conselho de Segurança que o terrorismo e o separatismo, intimamente ligados atrapalham a estabilidade e a integridade territorial dos Estados da região do sahel-saara.
|
|
O plano de autonomia para o saara marroquino, a melhor solução prática” (Experto juristas britânicos) 11-10-2022
O experto e juristas britânicos, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, considerou que o plano de autonomia marroquino constitui a “melhor solução prática” para resolver definitivamente a disputa regional sobre o Saara marroquino. Assim, o advogado Andrew Rosemarin esclareceu que o plano de autonomia, como um projeto "justo, flexível e voltado para o futuro", sendo uma solução capaz de construir uma sociedade moderna e democrática, baseada sobre a supremacia do direito, reforçando os laços existentes para um futuro melhor e incentivando a reconciliação, cujo plano "prevê a autodeterminação projeto dos habitantes do Saara marroquino.
|
|
A Polisario utiliza crianças como soldados e instrumento de propaganda (Conferência Internacional) 07-10-2022
A Frente Polisário, alojada em bases no sul da Argélia, recorre sistematicamente a utilização de menores de 18 anos, como “crianças-soldados, treinados, vestidos com farda militar e armas letais”, integrando-as na suas milícias armadas para realizar atividades de propaganda ou ainda do que eles chamar do programa "férias de Paz”. Isso veio na palavra dos participantes da Conferência Internacional de Psicologia Social, organizada de 5 a 8 de outubro na capital argentina, Buenos Aires.
|
|