A Mauritânia reitera o seu apoio aos esforços das Nações Unidas para o Saara marroquino 29-09-2022
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e do mauritanos residentes no Exterior, Salem Ould Marzouk reiterou, segunda feira passada, a posição "firme" do seu país em favor dos esforços das Nações Unidas, capazes de levar a uma solução duradoura aceitável, para todas as partes no quadro do conflito regional sobre o Saara marroquino. O Sr. Ould Merzouk declarou: "Meu país reitera a sua posição firme para uma solução do conflito sobre o Saara, no quadro dos esforços das Nações Unidas e em conformidade com todas as resoluções relevantes do Conselho de Segurança, levando a uma solução duradoura aceitável para todas as partes".
|
|
Saara marroquino: o Marrocos exorta Argélia para retomar parte das Mesas Redondas 28-09-2022
Numa resposta ao comunicado do ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamamra, segunda-feira passada, perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, chamando as Nações Unidas e o enviado pessoal do secretário-geral, para a retomada de negociações das Nações Unidas sobre saara, cuja delegação marroquina exortou a Argélia a tomar parte da série de mesas redondas em torno do diferendo do saara marroquino.
|
|
A Assembleia Geral das Nações Unidas: Bahrein mantém a posição em favor da integridade territorial do Marrocos 28-09-2022
O ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdul Latif bin Rashid Al Zayani, reiterou perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, semana passada, a firme posição de seu país em apoio à integridade territorial do Marrocos. Na margem da parte de alto nível do trabalho da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, cujo chefe da diplomacia do Bahrein sublinhou ao dizer: "Renovamos nossa posição firme e nossa solidariedade junto ao Reino de Marrocos em prol da preservação de sua segurança e integridade territorial".
|
|
Nas Palmas: os Notáveis, anciãos e dignitários Sarauís confirmam o plano de autonomia, como solução do conflito 27-09-2022
Os diferentes representantes das tribos saarauis, os Xeques e dignitários participaram na Primeira Conferência Internacional sobre a Paz e a Segurança no Saara, realizada em Las Palmas, quinta-feira passada, confirmando que o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos, 2007, a comunidade internacional, continua sendo a única e definitiva solução, capaz de acabar com este conflito artificial de uma vez por tudo.
|
|
AS Palmas: o Sr. Zapatero saúda a posição "corajosa e correta" do governo espanhol sobre o Saara marroquino 27-09-2022
O ex-primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero declarou, sexta-feira passada, em Las Palmas, que a posição do governo espanhol em relação à questão do Saara foi importante, a qual foi exprimida em muitas ocasiões, como "corajosa e acertada". O sr Zapatero considerou no comunicado dirigido à imprensa, à margem da Conferência Internacional sobre Paz e Segurança no Saara, que a posição do primeiro-ministro Pedro Sanchez é corajosa e correta, acrescentando: "Reiterando que somente estas posições corajosas e essenciais que se confirmam na política ."
|
|