O Tribunal Administrativo de Londres rejeita uma queixa contra o acordo de parceria marroquino-britânico 06-12-2022
O Tribunal Administrativo de Londres rejeitou, segunda-feira passada, um requerimento apresentado pela organização não-governamental britânica (WSC), em favor da Polisário, grupo separatista, visando a prejudicar o acordo de parceria entre Marrocos e Grã-Bretanha. Com esta decisão, a magistratura britânica confirma a validade do acordo de parceria entre Marrocos e o Reino Unido, do qual beneficia plenamente, sem exceção, a população local, contribuindo no desenvolvimento de todas as regiões do Reino, de norte ao sul.
|
|
A delegação de senadores franceses saúda o nível de desenvolvimento na cidade do Laayoune 05-12-2022
A delegação de senadores franceses saudou, sábado passado, em Laayoune, o nível de desenvolvimento e dos projetos socioeconômicos realizados na capital do Saara marroquino. A delegação, composta de membros do Grupo Parlamentar de Amizade Franco-Marroquino, declarou na margem desta visita, atrás do convite do Conselho de Assessores, visando a tomar conta do nível de dinamismo, de desenvolvimentista e progresso socioeconómico que conhece a cidade de Laayoune.
|
|
República da Guatemala inaugura o seu consulado-geral em Dakhla 02-12-2022
A República da Guatemala inaugurou, ontem, quinta-feira, o seu Consulado-Geral na cidade de Dakhla, reafirmando o seu forte apoio à soberania do Reino sobre todo o seu território, incluindo o Saara marroquino. A cerimônia de inauguração deste Consulado Geral foi presidida pelo Ministro das Relações Exteriores da República da Guatemala, Sr Mario Adolfo Bucaro Flores, acompanhado do Wali da região de Dakhla-Oued Ed Dahab, governador da região de Oued Ed Dahab, o sr Lamine Benomar, além da presença de muitos eleitos locais e cônsules credenciados em Dakhla.
|
|
Presidente do Conselho mantém-se com delegação parlamentar da Venezuela 30-11-2022
O Sr. Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos do Saara, mantém-se esta manhã, quarta-feira, com uma importante delegação do Parlamento venezuelano, numa visita oficial a Marrocos de 28 de novembro a 6 de dezembro.
|
|
A Argélia criou o conflito do Saara das considerações geopolíticas (Experto francês) 30-11-2022
O jurista francês Jerome Pisnar sublinhou, ontem, terça-feira, em Belgrado, que a Argélia levada por considerações geopolíticas, criou a disputa regional sobre o Saara marroquino, inventando a Polisario, grupo separatista, suportado e apoiado em termos políticos, diplomáticos, financeiros e militares.Durante um simpósio organizado sob o lema "Unidos pelos valores, uma comparação das abordagens e experiências de Marrocos e Sérvia em defesa da unidade territorial e soberania nacional", o envolvimento militar da Argélia se refletiu claramente na Batalha de Amgala em 1976, nas quais dezenas de soldados argelinos foram capturados e liberados para suas casas depois de alguns meses.
|
|