quarta-feira, 9 de Julho de 2025  
Pesquisa
  
 Comunidades
 Agenda
 Dossiers
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 Actualidades

 O Saara marroquino: o Secretário-Geral das Nações Unidas saúda a excelente cooperação de Marrocos com a MINURSO   18-10-2022

No seu relatório do SG da ONU junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, o secretário-geral das Nações Unidas, Sr Antonio Guterres destacou a qualidade da cooperação existente entre as autoridades marroquinas e a MINURSO no Saara marroquino. O responsável da ONU expressou o seu agradecimento, em particular, ao governo marroquino pela sua plena cooperação em questões relacionadas com a COVID-19, salientando sobre as Forças Armadas Reais e o Ministério da Saúde que fornecem de forma eficiente a vacina anti-Covid aos militares e pessoal civil da MINURSO.

  


 O Quarto Comitê das Nações Unidas: apoio ao processo político da ONU sobre a disputa regional do Saara marroquino   17-10-2022

O Quarto Comité das Nações Unidas adotou uma resolução, sexta-feira passada, reafirmando o seu apoio ao processo político que decorre sob os auspícios exclusivos das Nações Unidas, tendo em vista resolver o diferendo regional em torno do Saara marroquino.

 

  


 O Quarto Comitê da ONU: Sr. Hilal destaca o apoio internacional ao plano de Autonomia   17-10-2022

O Embaixador, Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Omar Hilale destacou em Nova Iorque que a iniciativa de autonomia para o Saara marroquino tem ganhado cada vez mais o apoio internacional, contra as posições hotéis da Argélia. Numa intervenção perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, sexta-feira passada, o Sr. Helal sublinhou que mais de 90 Estados membros das Nações Unidas exprimiram claramente o seu apoio a esta iniciativa, que é a única solução capaz de resolver este conflito regional, devido ao apoio internacional, alinhado com a posição do Conselho de Segurança, base das 18 resoluções aprovadas desde 2007, sendo uma solução séria e credível para resolver este conflito artificial.

 

  


 O rei Mohammed VI dirige um discurso pela abertura do 2 anos da 11.ª legislatura parlamentar   15-10-2022

A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, acompanhado por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Moulay El Hassan, dirigiu nesta sexta-feira um discurso no Parlamento pela abertura da 1ª sessão do 2º ano, e da 11ª legislatura.

Eis o texto integral do Discurso Real:

 

  


 A Argélia transfere a sua responsabilidade dos campos de Tindouf a um grupo armado separatista (Embaixador)   14-10-2022

O Embaixador, Representante Permanente de Marrocos em Genebra, Sr. Omar Zniber considerou o fato da transferência da autoridade argelina a sua responsabilidade dos campos de Tindouf, a um grupo armado separatista, constitui uma situação excepcional e sem precedência no direito internacional.

 

  

Página 165 de 900Primeiro   Anterior   160  161  162  163  164  [165]  166  167  168  169  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2025 - Todos os direitos reservados