O plano de autonomia: "credível e alavanca do desenvolvimento (Ex-ministro espanhol) 15-07-2022
A ex-ministra espanhola da Habitação, Maria Antonia Trujillo Rincon sublinhou que o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos junto ao ONU, tem por objetivo resolver o conflito artificial sobre o Saara marroquino, considerado “realista, totalmente credível e viável, uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento”. No comunicado junto à imprensa e na margem do primeiro Fórum Mediterrâneo Marroquino-Espanhol, intitulado “Gestão do Território e a Experiência Regional em Marrocos, Espanha e Itália… Leituras Cruzadas”,,,,
|
|
Os membro do think tank suíço: dimensões da iniciativa marroquina da autonomia para o Saara 13-07-2022
O sr Marc Finno, Conselheiro Principal do Centro de Política de Segurança de Genebra destacou ao dizer que a iniciativa de autonomia de Marrocos para a região do Saara é “generosa”, em termos dos requisitos que garantem o exercício do poder legislativo. Foi num simpósio internacional de pesquisa organizado pela Representação Permanente de Marrocos junto às Nações Unidas em Nova York sobre o tema "Garantir o sucesso das experiências de autonomia territorial...Delegando às competências legislativas, o Sr. Fino revisou as disposições da iniciativa marroquina para autonomia para a região do Sahara, sobretudo nos artigos 5.º, 12.º, 19.º, 20.º, 22.º e 24.º.
|
|
Saara: a decisão espanhola,"retorno à legitimidade e lógica do acordo Tríplice de Madrid" (experto espanhol) 08-07-2022
O historiador e experto político espanhol Pedro Ignacio Altamirano sublinhou, terça-feira passada, em Settat, que a recente decisão espanhola sobre a iniciativa de autonomia constitui "um regresso à legitimidade e lógica do Acordo Tripartite de Madrid". Durante os trabalhos do simpósio internacional organizado pela Fundação Raízes dos Marroquinos do Mundo sobre o tema "A Proposta de Autonomia e a Falência da Tese de Secessão e Autodeterminação", o Sr. Altamirano acrescentou que a Espanha considera a iniciativa de autonomia marroquina como a base mais séria, realista e credível para a disputa em torno do Saara marroquino, tendo em vista a "verdade, a Justiça e a Retidão".
|
|
O plano de autonomia confere poderes legislativos exclusivos à região do Saara (Experto espanhol) 07-07-2022
O professor de Ciência Política da Universidade de Barcelona, Juan Josep Balbi sublinhou que o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos atribui poderes legislativos exclusivos à região do Saara, além de propor uma lista de campos de competências exclusivas tanto para a administração central e regional. Na sua intervenção durante um simpósio internacional de pesquisa organizado pela Missão Permanente do Marrocos junto às Nações Unidas, cujo tema “Garantir o sucesso das experiências de autonomia territorial: delegando competências legislativas”, o Sr. Balbi destacou que a autoridade legislativa da região é da competência do parlamento regional, o qual exerce a função legislativa com total independência, sem interferência do governo central.
|
|
O Presidente do Conselho mantêm-se com uma importante delegação do Parlamento Andino 06-07-2022
Sr. Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Real Conselho Consultivo para os Assuntos Saarianos mantêm-se, quarta-feira passada, na sede do Conselho em Rabat, com uma importante delegação do Parlamento Andino, chefiada pelo Presidente do Parlamento andino, Sr. Fidel Espinosa Sandoval.
|
|