Qatar reitera o seu apoio ao plano de autonomia e respeito à soberania nacional de Marrocos 24-10-2022
O Estado do Catar afirmou, em Nova York, que a iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos à comunidade internacional é considerada "construtiva", uma base para uma solução realista e sustentável em relação à disputa regional sobre o Saara. No seu discurso aos membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o representante do Estado do Catar exprimiu o apoio de seu país aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas para chegar a uma solução política acordada e duradoura, no quadro do processo político, supervisionado pelas Nações Unidas e no respeito da soberania nacional de Marrocos.
|
|
Burundi, em favor da integridade territorial de Marrocos e plano de autonomia para o Saara 21-10-2022
A República do Burundi afirmou, quarta-feira passada, o seu apoio e respeito ao princípio da integridade territorial de Marrocos, cujo plano de autonomia é "uma base real para alcançar uma solução duradoura, prática e realista" para o conflito em torno do Saara marroquino.
|
|
A Bélgica: o plano de autonomia é uma " base para encontrar uma saída definitiva" ao Saara marroquino (Comunicado Conjunto) 21-10-2022
A Bélgica considerou o plano de autonomia, que o Marrocos apresentou em 2007, como "uma boa base para se chegar a uma solução aceitável para as partes", em torno da questão do Saara marroquino. No comunicado conjunto publicado, após conversações, quinta-feira passada, em Rabat, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e Marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Assuntos Europeus, Comércio Externo e Instituições Culturais Federais do Reino da Bélgica, Hajja Lahbib que se encontra no Reino de Marrocos para uma visita de trabalho.
|
|
O Sr. Guterres chama a Polisario para “colocar fim às violações e empecilhos ao trabalho da MINURSO” 20-10-2022
No seu último relatório dirigido ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres denunciou os obstáculos impostos da Polisario à livre circulação da MINURSO, atrapalhando os trabalhos da missão de Minurso, sobretudo as tarefas de monitoramento e acompanhamento do cessar-fogo. O Secretário-Geral denuncia esses obstáculos que impedem a MINURSO de realizar suas missões de segurança em algumas áreas, bem como manter suas patrulhas necessárias, em termos de manter a logística de forma segura e fiável, e reabastecer os locais e as posição de equipes.
|
|
O SG das Nações Unidas desmente a guerra da Argélia e Polisario no Saara marroquino 20-10-2022
No seu relatório dirigido ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, segundo a análise da situação na região, caracterizada por um dos certos atos de “hostilidades de baixa intensidade”, o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres refutou categoricamente as falsas propagações e desilusões da Polisario e Argélia sobre a uma suposta guerra contra o Marrocos no saara.
|
|