O Quarto Comitê da ONU: Sr. Hilal destaca o apoio internacional ao plano de Autonomia 17-10-2022
O Embaixador, Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Omar Hilale destacou em Nova Iorque que a iniciativa de autonomia para o Saara marroquino tem ganhado cada vez mais o apoio internacional, contra as posições hotéis da Argélia. Numa intervenção perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, sexta-feira passada, o Sr. Helal sublinhou que mais de 90 Estados membros das Nações Unidas exprimiram claramente o seu apoio a esta iniciativa, que é a única solução capaz de resolver este conflito regional, devido ao apoio internacional, alinhado com a posição do Conselho de Segurança, base das 18 resoluções aprovadas desde 2007, sendo uma solução séria e credível para resolver este conflito artificial.
|
|
O rei Mohammed VI dirige um discurso pela abertura do 2 anos da 11.ª legislatura parlamentar 15-10-2022
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, acompanhado por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Moulay El Hassan, dirigiu nesta sexta-feira um discurso no Parlamento pela abertura da 1ª sessão do 2º ano, e da 11ª legislatura.
Eis o texto integral do Discurso Real:
|
|
A Argélia transfere a sua responsabilidade dos campos de Tindouf a um grupo armado separatista (Embaixador) 14-10-2022
O Embaixador, Representante Permanente de Marrocos em Genebra, Sr. Omar Zniber considerou o fato da transferência da autoridade argelina a sua responsabilidade dos campos de Tindouf, a um grupo armado separatista, constitui uma situação excepcional e sem precedência no direito internacional.
|
|
A Quarta Comissão da Assembleia Geral da ONU: El Salvador reitera o seu apoio à integridade territorial de Marrocos 13-10-2022
El Salvador reiterou, terça-feira, em Nova York, o seu apoio aos esforços de Marrocos para alcançar uma solução política realista, prática e sustentável para a questão do Saara, em respeito à integridade territorial e soberania nacional do Reino.
|
|
A Quarta Comissão da ONU: Costa do Marfim chama as mesas redondas e apoio ao plano de autonomia marroquino 13-10-2022
A Costa do Marfim chamou, terça-feira, em Nova Iorque, a tomada do processo de mesas redondas sobre a questão do Saara, reiterando o seu apoio ao plano de autonomia apresentado pelo Marrocos à ONU, em 2007. O Representante Permanente Adjunto da Costa do Marfim junto das Nações Unidas, Desir Walfran sublinhou perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas que "com base nas disposições relevantes da Resolução 2602 do Conselho de Segurança, a Costa do Marfim chama a retomada do processo de mesas redondas, no mesmo formato que antes, com a participação de Marrocos, da Argélia, de Mauritânia e Frente da Polisario.
|
|