O Presidente do Conselho CORCAS mantém-se com o membro da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento Dinamarquês 12-10-2022
O Sr. Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos saranianos mantém-se esta manhã, quarta-feira, 12 de Outubro 2022, em Rabat, com o Sr. Nasser Khader, deputado e membro da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento Dinamarquês.
|
|
A Argélia: parte principal do conflito chamada para participar no Processo de Mesas Redondas (Quarta Comissão) 12-10-2022
Os representantes peticionários, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York destacaram que a Argélia é parte principal da disputa regional sobre o Saara marroquino, chamando-a para participar com fé na série de mesas redondas das Nações Unidas, de acordo com Resolução do Conselho de Segurança nº 2602.
|
|
A Assemblia Geral da ONU: Denunciar a Frente da Polisário pelo envolvimento no terrorismo e crime organizado 12-10-2022
Os expertos internacionais, em Nova York, condenaram o persistente envolvimento do grupo armado separatista, Polisario, no terrorismo e crime organizado na região do Sahel-Saara. O Sr Solomon Asor Sidney, presidente da ONG “Surry Three Faiths Forum”, perante o Quarto Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas destacou que a região do Sahel-Saara é uma área que implica as atividades ilegais, corredor do contrabando de armas e drogas, afetando diferentes regiões do mundo, cuja frente Polisário verdadeiro caso concreto das agendas sobrepostas, terrorismo, movimentos separatistas e crimes organizados.
|
|
O Sr. Hilal: Grupos armados, terroristas e separatistas atrapalham a estabilidade e integridade territorial dos países da região do Sahel e Saara 11-10-2022
O Embaixador Omar Hilale, Representante Permanente de Marrocos nas Nações Unidas declarou perante o Conselho de Segurança que o terrorismo e o separatismo, intimamente ligados atrapalham a estabilidade e a integridade territorial dos Estados da região do sahel-saara.
|
|
O plano de autonomia para o saara marroquino, a melhor solução prática” (Experto juristas britânicos) 11-10-2022
O experto e juristas britânicos, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, considerou que o plano de autonomia marroquino constitui a “melhor solução prática” para resolver definitivamente a disputa regional sobre o Saara marroquino. Assim, o advogado Andrew Rosemarin esclareceu que o plano de autonomia, como um projeto "justo, flexível e voltado para o futuro", sendo uma solução capaz de construir uma sociedade moderna e democrática, baseada sobre a supremacia do direito, reforçando os laços existentes para um futuro melhor e incentivando a reconciliação, cujo plano "prevê a autodeterminação projeto dos habitantes do Saara marroquino.
|
|