A Polisario utiliza crianças como soldados e instrumento de propaganda (Conferência Internacional) 07-10-2022
A Frente Polisário, alojada em bases no sul da Argélia, recorre sistematicamente a utilização de menores de 18 anos, como “crianças-soldados, treinados, vestidos com farda militar e armas letais”, integrando-as na suas milícias armadas para realizar atividades de propaganda ou ainda do que eles chamar do programa "férias de Paz”. Isso veio na palavra dos participantes da Conferência Internacional de Psicologia Social, organizada de 5 a 8 de outubro na capital argentina, Buenos Aires.
|
|
A Guatemala reitera o apoio ao plano de autonomia e à integridade territorial de Marrocos 07-10-2022
A Guatemala, em Nova York, reiterou o seu apoio aos esforços de Marrocos para chegar a uma solução política em torno da disputa regional sobre o Saara marroquino, com base na iniciativa marroquina de autonomia que respeita a integridade territorial do Reino e soberania nacional.
|
|
ONU: Equador apoia uma solução política aceitável para todos no Saara marroquino 06-10-2022
O Equador reiterou, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, o seu apoio a uma solução política mutuamente aceitável em torno da disputa regional sobre o Saara marroquino, de acordo com a Resolução do Conselho de Segurança nº 2602. O representante do Equador nas Nações Unidas salientou que a questão do Saara marroquino “requer uma solução política aceitável, envolvendo todas as partes”, de acordo com a Resolução 2602, adotada pelo Conselho de Segurança em outubro de 2021.
|
|
O dossiê do Saara marroquino no Conselho de Segurança para consultas 06-10-2022
A Consagração das Mesas Redondas e prorrogação da Missão da MINURSO
O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar, durante este mês corrente de Outubro, três sessões para discutir a questão do Saara marroquino, cujo objetivo é prolongar a missão da MINURSO, reiterar o apoio aos esforços do Secretário-Geral da ONU e de seu Enviado Pessoal, bem como engajar no processo das mesas redondas, instando a Argélia, principal parte deste conflito regional, a retomar parte desta série de acordo com as resoluções pertinentes, sobretudo a última Resolução nº 2.602.
|
|
Os membros dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos reiteram o apoio a uma solução política do Saara marroquino 05-10-2022
Os membros dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos reiteraram, em Nova York, o seu apoio "consistente" aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas que visam uma solução política da questão do Saara marroquino, com base nas resoluções do Conselho de Segurança adotadas desde 2007.
|
|