O Luxemburgo: o plano de autonomia marroquino para Saara, uma solução mutuamente aceitável” (Comunicado Conjunto) 05-10-2022
O Luxemburgo considerou o plano de autonomia, que Marrocos apresentou em 2007, como "uma importante base para uma solução aceitável para as partes", sobre a questão do Saara marroquino. O comunicado conjunto do "Luxemburgo sobre o plano de autonomia", considerado como uma iniciativa importante para chegar a um consenso, isso veio após as conversas mantidas, terça-feira, em Rabat, do ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita, com seu homólogo, o ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Europeus do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean Asselborn, o qual está realizando uma visita de trabalho ao Reino.
|
|
A República do Iêmen reitera a sua firme posição em favor do Saara marroquino (Ministro RE do Iêmen) 04-10-2022
O ministro de Negócios Estrangeiros e Assuntos externos da República do Iémen, Ahmed Awad bin Mubarak reiterou, ontem, segunda-feira em Rabat, a firme posição do seu país em favor do Saara marroquino.
|
|
A Guatemala reitera o seu apoio definitivo em favor do plano de autonomia para o Saara marroquino 04-10-2022
A vice-ministra das Relações Exteriores da Guatemala, Ava Atzum Arevalo Tribuyer de Moscoso reiterou, ontem, segunda-feira, em Rabat, o apoio de seu país em favor do plano de autonomia para as províncias do sul, considerado a única solução, capaz de acabar com o conflito em torno do Saara marroquino. "Apoiamos o Marrocos e sua iniciativa de autonomia para Saara, considerando-a como a única solução deste conflito artificial", sublinhou a vice-ministra guatemalteca, num comunicado após um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita.
|
|
Hubert Seien: Argélia abandonou totalmente os campos de Tindouf "em condições vergonhosas" (experto francês) 03-10-2022
O chefe da Fundação França-Marrocos pela Paz e Desenvolvimento Sustentável, Hubert Seien, sublinhou que os campos de Tindouf se tornaram um "viveiro de crime", totalmente abandonado pela Argélia, expostos "em condições vergonhosas". O canal CNN, numa intervenção durante o programa "questão de atualidade", transmitido no canal "Midi1", na noite, de quinta-feira passada, considerando que "os campos de Tindouf se tornaram um foco de crime em razão da Argélia ter abandonado completamente estes campos sob a sua responsabilidade em circunstâncias consideradas, do ponto de vista dos direitos humanos muito vergonhosas”.
|
|
A Fundação "França-Marrocos" chama Paris para clarificar a sua posição sobre o Saara marroquino 30-09-2022
A Fundação "França Marrocos, Paz e Desenvolvimento Sustentável" instou Paris a clarificar a sua posição sobre a questão do Saara marroquino, através de um "compromisso claro".
Num comunicado conjunto aos seus membros franceses e marroquinos, publicado no final da quarta sessão das suas reuniões em Guelmim, Tan Tan, Smara e Laayoune, em Marrocos, a Fundação sublinhou que o silêncio por trás da França (em relação à questão do Saara marroquino) é visto pelos marroquinos como um ato hostil.
|
|