A União Europeia: destacar os esforços sérios e credíveis de Marrocos no dossier marroquino do Saara 26-08-2022
A União Europeia mantém uma certa posição em relação ao conflito do Saara marroquino, cuja voz alta da União tem sublinhado que esta União tem tomado a nota "dos esforços positivos, sérios e credíveis de Marrocos", considerando " firmemente os esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas que visam alcançar uma solução política justa e realista", sustentável e aceitável para todas as partes, com base no consenso e resoluções do Conselho de Segurança da ONU, sobretudo a Resolução nº 2.602, de 29 de outubro de 2021..
|
|
Alemanha: o plano de autonomia para o Saara marroquino, uma base para uma solução aceitável das partes (Comunicado Conjunto) 26-08-2022
A Alemanha considera o plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos ao Secretário Geral da ONU, 2007, como uma importante base, capaz de levar a uma solução aceitável das partes envolvidas no dossier do Saara marroquino.
|
|
O Sr. Haddad critica o comunicado "incoerente" e "contraditório" de Josep Borrell sobre o saara marroquino 25-08-2022
Sr Lahcen Haddad, membro da Câmara dos Conselheiros, criticou, ontem, quarta-feira, em Rabat, o comunicado do Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Segurança, Josep Borrell sobre a questão do Saara marroquino; tal comunicado considerado “incoerente” e “contraditório” diante da evolução deste dossier. No comunicado dirigido ao canal de notícias M24, o Sr. Haddad explicou que a declaração do Sr. Borrell a um canal de TV espanhol constitui uma perversão da posição soberana
|
|
O discurso real pela ocasião do dia da revolução do rei e do povo reforça a integridade territorial do reino (Membro do conselho) 24-08-2022
O Membro do Conselho Consultivo Real para Assuntos Saararianos, Sr. Ibrahim Belali Asweeh sublinhou pela ocasião do dia da comemoração da festa da revolução do Rei e do povo: “O discurso real pela ocasião do sexagésimo nono aniversário da revolução do rei e do povo foi uma ocasião para delinear o resultado da última década louvável e frutífera consequência da integridade territorial do Reino”.
|
|
Lisboa chamada para seguir os passos de Madrid e reforçar a sua posição em favor da autonomia (Experto português) 24-08-2022
O experto e jornalista português, Leondio Paulo Ferreira exortou o seu país a reforçar a sua posição em relação ao Saara marroquino e seguir o exemplo de Madrid, dando um passo semelhante no que diz respeito à iniciativa de autonomia. O sr Paulo Ferreira, vice-diretor do jornal português Diário de Notícias confirmou num artigo intitulado "O Discurso real e o Portugal", publicado no jornal na sua edição de segunda-feira, considerando que este passo vai reforçar as relações bilaterais entre os dois países.
|
|