O grupo parlamentar: o plano de autonomia "justo e consensual" contra o conflito artificial do saara (dois parlamentares italianos) 06-06-2022
Os parlamentares italianos Marco Di Maio e Urânia Papatio sublinharam, sexta-feira passada, que a criação do grupo parlamentar de apoio ao plano de autonomia visa, sobretudo, a encontrar uma solução "justa e consensual" para a disputa artificial em torno do Saara marroquino.
|
|
O partido político italiano chama a Roma para abrir um consulado nas províncias do sul do reino 06-06-2022
O Partido Democrata italiano chamou o governo de seu país para abrir um consulado nas províncias do sul do reino, "ricas em oportunidades econômicas e sociais". O partido político, com sede em Lodi na Lombardia, numa petição dirigida às autoridades italianas, em particular ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, chamando para abrir um consulado económico e socialmente orientado no sul de Marrocos, com o objectivo de contribuir para a estabilidade e desenvolvimento da região.
|
|
Membro do P. cabo-verdiano: reconhecimento da OUA a pretendida “República Saaraui” , um “erro histórico” e violação do direito internacional 02-06-2022
O representante da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Sr. Helio Sanchez sublinhou que o reconhecimento da antiga Organização de Unidade Africana, hoje União Africana, da pretendida “República Saharaui” em 1984, constitui um “erro histórico”, uma vez que “a correção deste erro tem levado muitos países a congelar tal reconhecimento e apoiar os esforços das Nações Unidas que visam encontrar uma solução justa e definitiva de esta disputa regional artificial e douradura”.
|
|
A região de Dakhla-Oued Eddahab, novo polo econômico aberto sobre África (Responsável senegalês) 02-06-2022
O Director-Geral do Bureau of Economic Foresight (BPE) no Senegal, Mubarak Lou destacou, terça-feira passada em Rabat, que a região de Dakhla-Oued Eddahab apresenta muitas qualificações que vai confirmá-la durante os próximos dez anos como um novo, pólo econômico integrado e inovador, aberto sobre África. No discurso durante uma sessão sob o lema “Previsão do Desenvolvimento para Dakhla-Oued Eddahab”, organizada pelo Instituto Real de Estudos Estratégicos, na margem de um dia de estudo sobre o futuro da região, Lu enfatizou que “o região de Dakhla-Oued Eddahab apresenta muitas qualificações que possam torná-la nos próximos dez anos um polo estratégico.
|
|
A questão nacional à luz dos recentes desdobramentos sob o foco da Câmara dos representantes 01-06-2022
A Comissão dos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional, dos Assuntos Islâmicos e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro da Câmara dos representantes tem organizado, ontem, terça-feira, um simpósio dedicado a examinar os desenvolvimentos da questão nacional à luz das últimas evoluções que conheceu a questão do saara marroquino.
|
|