A República Centro-Africana lamenta ausência de Marrocos na cimeira TICAD-8 31-08-2022
A República Centro-Africana lamentou a ausência de Marrocos na oitava cimeira do Fórum de Cooperação Japão-África (TICAD), realizado em Tunísia de 27 a 28 de agosto. O Presidente da República Centro-Africana, Faustin Arching Touadera sublinhou num discurso durante os trabalhos desta cimeira, que o seu país “apoia a posição do Presidente senegalês Macky Sall, atual presidente da União Africana, lamentando a ausência de Marrocos e a falta de respeito pelos procedimentos e regras estabelecidas para a participação nesta cúpula."
|
|
O Senegal lamenta a ausência de Marrocos, " membro proeminente da União Africana" no Fórum TICAD 30-08-2022
O presidente senegalês Macky Sall, ocupante atual da presidência da União Africana lamentou a ausência de Marrocos na oitava edição do Fórum de Cooperação Japão-África (TICAD), tido sábado passado, na capital da Tunísia, como "membro proeminente da União Africana."
|
|
O Burundi lamenta a ausência de Marrocos no fórum TICAD-8 30-08-2022
A República do Burundi lamentou, domingo passado, a ausência de Marrocos na oitava cimeira do Fórum de Cooperação Japão-África (TICAD).
|
|
A Guiné Equatorial lamenta a ausência de Marrocos, país com estatuto especial no Fórum TICAD-8 30-08-2022
"Lamentamos a ausência do Reino de Marrocos, país com um estatuto especial, da TICAD", sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Equatorial, Simeon Oyono Isono Ange, durante uma sessão plenária da paz e segurança, chamando a uma solução permanente do problema da representação neste fórum. Refira-se que Marrocos decidiu não participar na oitava cimeira do Fórum de Cooperação Japão-África (TICAD), chamando imediatamente o Embaixador de Sua Majestade na Tunísia para consultas, na sequência da posição do país organizador deste evento,TICAD, sob uma atitude hostil contra o Reino de Marrocos e seus interesses superiores.
|
|
A Libéria lamenta a falta de Marrocos, chamando para suspender a cimeira TICAD-8 30-08-2022
A Libéria lamentou, sábado passado, a falta de Marrocos nesta oitava edição do Fórum de Cooperação Japão-África (TICAD 8), chamando para a "suspensão dos trabalhos desta sessão até que os problemas relacionados com os procedimentos estejam resolvidos", após o convite unilateral dirigida à entidade separatista (Polisario) para participar neste evento. O Ministro das Relações Exteriores da Libéria, De Maxwell Sah Kimaya considerou na abertura desta sessão em Túnis que "a Libéria lamenta a falta de Marrocos na TICAD-8. Fomos surpresos pela a presença de uma delegação (chamada Polisario), em violação aos procedimentos da TICAD."
|
|