O Presidente do Corcasmantém-se com uma delegação do FOPREL 20-05-2022
O Presidente Conselho Real Consultivo para Assuntos Saarianos, Khalihenna Ould Errachiddo mantém-se, hoje sexta-feira, 20 de maio de 2022, com uma delegação do Fórum de Presidentes dos Poderes Legislativos da América Central, Caribe e México (FOPREL), a qual está realizando uma visita de trabalho a Marrocos.
|
|
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia reitera o firme apoio de seu país ao Saara marroquino 19-05-2022
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia, Mamadou Tangará renovou, terça-feira passada, em Rabat, o firme apoio de seu país ao Saara marroquino.
“trata-se da minha primeira visita oficial a Marrocos após a formação do novo governo na Gâmbia, refletindo claramente a evidência das excelentes relações entre os nossos dois países, aproveitando esta ocasião para expressar o claro apoio do meu país ao Saara marroquino”.
|
|
Kuwait reitera seu apoio à integridade territorial do Reino de Marrocos 19-05-2022
O Estado do Kuwait renovou o seu apoio à integridade territorial do Marrocos e à soberania do Reino sobre todas suas terras. Sua Alteza Xeique Mishaal Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, Príncipe Herdeiro e Vice-Emir do Estado do Kuwait sublinhou, terça-feira passada, ao receber sr Ali Ibn Issa que apresentou suas credenciais a título de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Sua Majestade o Rei Mohammed VI no Estado do Kuwait, refletindo a posição do Kuwait que apoia a integridade territorial do Reino Marroquino e a iniciativa de autonomia no quadro da soberania marroquina.
|
|
O Comitê 24 da ONU em Santa Lúcia: Forte apoio ao plano de autonomia e aos eleitos sarauís 18-05-2022
O Plano de autonomia apresentado pelo Marrocos como a única solução da disputa territorial em torno do Saara marroquino, tem sido apoiado durante a conferência regional do comité 24 das Nações Unidas para o Caribe, realizado entre 11 e 13 de maio em Castries, Santa Lúcia.
|
|
Representantes marroquinos chamam seus homólogos europeus sobre as violações sistemáticas dos direitos humanos nos campos de Tindouf 18-05-2022
Os representante no parlamento marroquino, membros da Comissão Parlamentar Mista Marrocos-UE chamaram, terça feira passada, seus homólogos europeus sobre as “violações sistemáticas” e a “situação miserável” dos direitos humanos nos campos de Tindouf, sudoeste da Argélia, onde se ignora durante décadas, o respeito dos refugiados". Numa carta dirigida aos deputados europeus, Lahcen Haddad, co-presidente da comissão parlamentar mista entre Marrocos e a União Europeia sublinhou sobre "esta situação preocupante, enquanto representantes parlamentares marroquinos, na direção da população detida no Tindouf campos, a qual no final é constituído de marroquinos saarianos."
|
|