Comité 24 : O Senegal apoia o plano de autonomia, “quadro importante” da resolução do conflito regional 21-06-2022
Em Nova Iorque, o Senegal reiterou o seu apoio ao plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos para o Conselho da segurança da ONU em 2007, visando a resolver a disputa regional em torno do Saara marroquino. “A iniciativa de autonomia avançada proposta do Marrocos continua sendo uma missão para nós essencial, e adequada em conformidade com o direito internacional, a Carta das Nações Unidas, as resoluções do Conselho de Segurança, bem como da Assembleia Geral”, sublinhou o Representante Permanente do Senegal nas Nações Unidas, Cheikh Niang. , durante a reunião anual do Comitê 24.
|
|
Os Emirados Árabes apoiam o plano marroquino de autonomia para o saara 21-06-2022
Os Emirados Árabes Unidos exprimiram o apoio contínuo ao processo político, considerando o plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos ao Conselho da Segurança da ONU desde 2007, uma saída do diferendo regional sob os auspícios exclusivos do Secretário-Geral das Nações Unidas e de seu Enviado Pessoal, através de uma política realista, pragmática e consensual.
|
|
O Comité dos 24.. Kuwait reitera o seu apoio ao plano de autonomia no quadro da soberania de Marrocos 21-06-2022
O Estado do Kuwait, em Nova York, reiterou o seu apoio a uma solução política da questão do Saara marroquino no âmbito da soberania e integridade territorial do Reino.
|
|
O Comitê 24: Qatar saúda o plano de autonomia, base da solução realista do diferendo regional 21-06-2022
O Estado do Catar, em Nova York, perante os membros do Comitê 24 das Nações Unidas, considerou que o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos para o Conselho da Segurança da ONU é “construtivo”, base para qualquer solução realista da disputa regional sobre o Saara marroquino. No discurso durante a reunião anual do Comitê 24, o representante do Catar exprimiu o apoio de seu país aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas, objetivando uma solução política definitiva e acordada no âmbito do processo político sob os auspícios das Nações Unidas e do respeito da soberania nacional marroquina.
|
|
Comitê 24 da ONU: a Jordânia saúda a posição de apoio à integridade territorial de Marrocos 21-06-2022
A Jordânia, perante os membros do Comité 24 das Nações Unidas, tem reiterado a sua firme posição de apoio à integridade territorial de Marrocos.
Na margem da reunião anual do Comité 24 das Nações Unidas em Nova Iorque, o representante da Jordânia junto às Nações Unidas tem saudado o empenho de Marrocos e os esforços engajados para alcançar uma solução política definitiva e consensual, capaz de chegar a uma saída do diferendo em torno do Saara marroquino, através do plano de autonomia, apresentado desde 2007, para o Conselho da Segurança da ONU.
|
|