A nova posição espanhola sobre o Saara marroquino responde à lógica e determinismo geográfico (especialista senegalês) 14-04-2022
O diretor-geral do Centro Africano de Inteligência Estratégica (CISPaix), professor Abdellatif Haidara sublinhou que a nova posição espanhola sobre a questão do Saara marroquino responde ao determinismo e lógica da geografia, bem como ao realismo político marroquino nas relações espanholas. O director do Centro Africano de Inteligência Estratégica com sede em Dakar, num comunicado junto ao MAP, declarou após a visita do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, a Marrocos, quinta-feira e seu encontro com a Sua Majestade o Rei Mohammed VI,
|
|
Dia do falecimento da Sua Majestade Mohammed V, memória dos sacrifícios do pai da nação, da independência e unidade 13-04-2022
O povo marroquino, ontem terça-feira (10 do Ramadã), celebrou o dia do falecimento do pai da nação, Sua Majestade Mohammed V, que a paz esteja com sua alma, uma memória permanente para os marroquinos evocada na marcha de um líder quem pintou com sua firmeza os mais altos e mais nobres imagens de resistência, face aos colonialistas inimigos da independência, da unidade da nação, da dignidade e liberdade do povo. Deixando assim por tras um modelo inspirador para o mundo árabe e islâmico, apreciado pelos movimentos de libertação no resto do mundo.
|
|
A posição da Espanha sobre o Saara, um passo prático para apoiar a estabilidade regional (jornal mexicano) 12-04-2022
O jornal mexicano "El Universal" sublinhou que a nova posição espanhola tem por objetivo o apoio da proposta marroquina de autonomia para o Saara marroquino, um passo prático para manter a estabilidade regional. Tal diário, num artigo intitulado “Espanha e o Saara… Reformulando Alianças Estratégicas na Europa”, anotou que o apoio da Espanha à proposta de autonomia, como uma solução realista e credível para o conflito artificial para o Saara, foi um passo prático do Madrid no sentido de apoiar a segurança e a estabilidade no seu entorno regional.
|
|
Texto integral do comunicado conjunto após a reunião da sua Majestade com chefe do governo espanhol 08-04-2022
A SM o Rei Mohammed VI recebeu, nesta quinta-feira, o Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sanchez, no Palácio Real de Rabat.
Eis a seguir o texto integral do comunicado do gabinete Real objet desta recepção:
|
|
A Espanha: plano de autonomia para o saara uma base séria, realista e credível para resolver este conflito 08-04-2022
Uma recepção real ao primeiro-ministro espanhol em Rabat veio no quadro de uma fase de abertura para os dois reinos.
Eis a seguir o texto integral do comunicado conjunto, adotado na conclusão das conversações de Sua Majestade o Rei Mohammed VI e do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez. Cuja Espanha considera a iniciativa marroquina de autonomia como uma base mais séria, realista e credível para a resolução deste conflito regional.
|
|