Comitê 24: Ministro das Relações Exteriores da Guatemala reitera o apoio de seu país ao plano marroquino de autonomia 16-06-2022
O ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Mario Adolfo Bocaro Flores reiterou, segunda feira passada, o apoio de seu país ao plano de autonomia marroquino, considerado como uma base "realista, crível e séria" para acabar com diferendo em torno da questão do Saara, no marco da soberania e integridade territorial do Reino de Marrocos. Durante a reunião do Comitê 24 em Nova York, o chefe da diplomacia guatemalteca destacou que "a Guatemala aproveita esta oportunidade para reiterar seu apoio aos esforços do Reino do Marrocos, que visam alcançar uma solução política justa e sustentável para a disputa regional sobre o Saara."
|
|
A Comissão 24. O Sr. Mohamed Aba traduz o dinamismo internacional em relação ao plano de autonomia 15-06-2022
O vice-presidente da região de Laayoune-Sakia El Hamra, Mohamed Aba, destacou, segunda-feira passada, em Nova Iorque, o dinamismo internacional em relação ao plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos para chegar a uma solução definitiva em torno do conflito do Saara.
|
|
O Comitê 24: a Sra. Ghala Bahia destaca o crescente apoio internacional ao Saara marroquino 15-06-2022
A Vice-Presidente da região Dakhla-Oued Eddahab, Sra. Ghala Bahia, destacou, segunda-feira passada, perante os membros do Comité 24 das Nações Unidas, o crescente apoio internacional à legitimidade dos direitos de Marrocos sobre as suas províncias do sul, bem como ao plano de autonomia, considerado como a única solução para resolver a disputa regional sobre o Saara. Durante o seu discurso no comitê 24, realizado em Nova York, o Sr. Bahia tem sido democraticamente eleito pelos habitantes do Saara marroquino, tal reconhecimento tem culminado com o apoio muito amplo da maioria dos africanos, árabes, europeus e outros países ao plano marroquino de autonomia, traduzindo a abertura de 25 consulados gerais nas cidades de Dakhla e Laayoune.
|
|
Saara : Madrid em favor do plano de autonomia, posição coerente e respeito ao direito internacional (R. Espanhol) 14-06-2022
O secretário de Estado espanhol dos Negócios Estrangeiros e Internacionais, Angels Moreno Pau sublinhou, segunda-feira passada, que o apoio do governo espanhol ao plano de autonomia para Saara constitui uma “posição coerente e de acordo com o direito internacional”.
|
|
Regime militar argelino: defesa do retrocesso separatista depende dos interesses vitais do seu povo (Especialista) 14-06-2022
O especialista político Mustafa Tousa sublinhou que a defesa do retrocesso da Frente Polisário separatista pelo regime argelino, implica "sacrificar" todas as relações com o Magrebe e europeu ao ponto de pôr em risco a segurança económica e política, diante da perda do interesses vitais do seu povo. No artigo publicado no portal de notícias "Atlas Info", o analista político Mustafa Tousa explicou que: "Não importa que a economia argelina seja severamente afetada pelo isolamento regional que a cerca.
|
|