Togo: apoia aintegridade territorial de Marrocos e plano de autonomia para o Saara marroquino (Comunicado conjunta) 08-06-2022
O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Togo declarou que a abertura de um consulado geral da República do Togo em Dakhla será em breve.
O Ministro togolês dos Negócios Estrangeiros, e da Integração Africana no Exterior, Robert Dossier reafirmou, terça-feira, em Rabat, o apoio do seu país à integridade territorial de Marrocos e ao plano de autonomia, apresentado pelo Reino como "a única solução credível e realista para este conflito”.
|
|
A proposta do Plano de Autonomia: iniciativa "mais credível e séria", para questão do Saara (senador francês) 07-06-2022
O senador francês Ludovic Hay sublinhou, sexta-feira passada, que o plano de autonomia apresentado pelo Reino em 2007 constitui "uma proposta mais credível e séria, capaz de resolver definitivamente " o conflito artificial em torno do Saara marroquino. Durante o encontro com o Cônsul Geral de Marrocos em Estrasburgo, Sr. Idriss Kaissi, com o Sr. Hai, saudando a forte participação da população do Saara nas recentes eleições, superando a média nacional.
|
|
O grupo parlamentar: o plano de autonomia "justo e consensual" contra o conflito artificial do saara (dois parlamentares italianos) 06-06-2022
Os parlamentares italianos Marco Di Maio e Urânia Papatio sublinharam, sexta-feira passada, que a criação do grupo parlamentar de apoio ao plano de autonomia visa, sobretudo, a encontrar uma solução "justa e consensual" para a disputa artificial em torno do Saara marroquino.
|
|
O partido político italiano chama a Roma para abrir um consulado nas províncias do sul do reino 06-06-2022
O Partido Democrata italiano chamou o governo de seu país para abrir um consulado nas províncias do sul do reino, "ricas em oportunidades econômicas e sociais". O partido político, com sede em Lodi na Lombardia, numa petição dirigida às autoridades italianas, em particular ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, chamando para abrir um consulado económico e socialmente orientado no sul de Marrocos, com o objectivo de contribuir para a estabilidade e desenvolvimento da região.
|
|
Membro do P. cabo-verdiano: reconhecimento da OUA a pretendida “República Saaraui” , um “erro histórico” e violação do direito internacional 02-06-2022
O representante da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Sr. Helio Sanchez sublinhou que o reconhecimento da antiga Organização de Unidade Africana, hoje União Africana, da pretendida “República Saharaui” em 1984, constitui um “erro histórico”, uma vez que “a correção deste erro tem levado muitos países a congelar tal reconhecimento e apoiar os esforços das Nações Unidas que visam encontrar uma solução justa e definitiva de esta disputa regional artificial e douradura”.
|
|