Apoio da Espanha à posição marroquina: uma "decisão soberana" (Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol) 26-04-2022
O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e Cooperação, José Manuel Albarís sublinhou, segunda-feira passada, que a posição do governo espanhol de apoio à iniciativa de autonomia, apresentada por Marrocos para resolver a questão do Sahara constitui uma "decisão soberana".
|
|
Imprensa italiana denuncia o recrutamento das crianças como soldados nos campos de Tindouf 26-04-2022
O portal de notícias italiano "Inside Over" denunciou o recrutamento das crianças como soldados pela milícia da Polisario, ala separatista apoiada e incentivada por Argélia, acolhida nos campos de Tindouf, sudeste do Argel, cujo povo mantido e privado de quaisquer direitos humanos e básicos. O portal noticioso denunciou tal fenômeno do recrutamento das crianças nos campos de Tindouf, sul da Argélia, criticando as condições nas quais vivem estas crianças detidas, utilizadas como um pano de fundo, e do desvio de ajuda humanitária internacional por parte da Polisario.
|
|
Posição hostil da Argélia ao encontro do Marrocos traduz, porém, o ímpeto positivo do plano de autonomia (escritor jordaniano) 25-04-2022
O escritor e editor jordaniano, Mustafa Al-Qurna considerou que a hostilidade e ódio da Argélia em relação a Marrocos encontra a sua explicação na dinâmica positiva que conhece a proposta de autonomia marroquina, destinada à questão do Saara. No artigo publicado por vários meios de comunicação locais, Al-Qurna sublinhou que: “É claro que a hostilidade e a impulsão da Argélia na direção do Marrocos encontra a sua explicação no impulso positivo que conhece a iniciativa marroquina de autonomia para o Saara.
|
|
apoio da iniciativa de autonomia para o saara repercute no Conselho de Segurança da ONU 22-04-2022
O apoio à iniciativa de autonomia que o Marrocos apresentou, em Abril 2007, para acabar com o diferendo regional em torno do Saara marroquino repercutiu positivamente durante a reunião do Conselho de Segurança, realizada a portas fechadas, quarta-feira passada.
|
|
As Nações Unidas: O Conselho de Segurança realiza consultas sobre a questão do Saara marroquino 20-04-2022
O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai manter, esta quarta feira, uma reunião semestral de consultas a portas fechadas sobre a questão do Saara marroquino, com a participação do Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara Staffan de Mistura, o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara e o chefe da missão da MINURSO, Alexander Ivanko.
|
|