|
AS Palmas: o Sr. Zapatero saúda a posição "corajosa e correta" do governo espanhol sobre o Saara marroquino 27-09-2022
O ex-primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero declarou, sexta-feira passada, em Las Palmas, que a posição do governo espanhol em relação à questão do Saara foi importante, a qual foi exprimida em muitas ocasiões, como "corajosa e acertada". O sr Zapatero considerou no comunicado dirigido à imprensa, à margem da Conferência Internacional sobre Paz e Segurança no Saara, que a posição do primeiro-ministro Pedro Sanchez é corajosa e correta, acrescentando: "Reiterando que somente estas posições corajosas e essenciais que se confirmam na política ."
|
|
|
A Guatemala inaugura o seu consulado em Dakhla e apoia o plano de autonomia para o Saara 26-09-2022
A Guatemala decidiu, quinta-feira passada, abrir um consulado em Dakhla, reiterando o seu apoio ao plano de autonomia sob soberania marroquina, como a única solução definitiva para a disputa territorial em torno do Saara marroquino.
|
|
|
A Somália inaugura a sua embaixada em Rabat e um consulado geral em Dakhla 26-09-2022
A Somália declarou, sexta-feira passada, em Nova York, que decidiu inaugurar uma embaixada em Rabat e um consulado geral em Dakhla. Após conversas com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Somália, Absher Omar Jameh declarou que "a Somália decidiu inaugurar uma embaixada em Rabat e um consulado geral em Dakhla."
|
|
|
A ONU: O Presidente da União das Comores reitera o firme apoio de seu país para o Saara marroquino 23-09-2022
O presidente da União das Comores, Azali Assoumani reiterou, ontem, quinta-feira, na sede das Nações Unidas em Nova York, o “apoio firme” de seu país para o Saara marroquino.
No seu discurso perante à 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Presidente da União das Comores declarou: "No que diz respeito à questão do Saara marroquino reiterou o apoio inabalável da União das Comores à marroquinidade do Saara."
|
|
|
A ONU: a Gâmbia reitera o seu forte apoio ao plano de autonomia marroquino 23-09-2022
O Presidente da República da Gâmbia, Adama Barrow reiterou, quinta-feira passada, perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, o forte apoio do seu país à iniciativa marroquina de autonomia, com vista à resolução definitiva do diferendo regional em torno do Saara marroquino. O presidente da Gâmbia, perante a 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, destacou que "o Governo da Gâmbia reitera o seu forte apoio à iniciativa marroquina de autonomia, a qual é considerada convincente e solução de compromisso, realista, séria e em conformidade com as Resoluções das Nações Unidas."
|
|
|