Saara: A Suíça saúda os esforços "sérios e confiáveis" de Marrocos 06-12-2021
A Suíça tem renovado, sexta-feira passada, o seu apoio aos "esforços sérios e credíveis de Marrocos que visam encontrar uma solução política consensual da questão do Saara marroquino, informando ter tomado conhecimento da iniciativa de autonomia apresentada pelo Reino de Marrocos neste sentido". Veio no comunicado conjunto publicado na margem da visita, em Berna, do ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residente ao exterior, Nasser Bourita, que a Suíça apoia os esforços das Nações Unidas e o papel central que desempenha no processo relacionado com o Saara marroquino”,
|
|
O Saara marroquino, potencial e elo estratégico entre o Reino e África Subsaariana (think tank azerbaijani) 02-12-2021
O sr Rusev Huseynov, co-fundador e diretor do think-tank "Topchubasov" em Baku, Azerbaijão, destacou que o Saara marroquino conta com um enorme potencial que o qualifica como um elo estratégico entre o Reino e África Subsaariana. O especialista em desenvolvimento social e político escreveu um artigo intitulado "O Saara Marroquino: 46 anos após a Marcha Verde", cujo Saara marroquino tornou-se uma prioridade econômica para o Reino, em termos de estabilidade e metas de desenvolvimento econômico para "o sul de Marrocos."
|
|
União Interparlamentar mundial: separatistas objeto da ameaça e extremismo ( Sr. Mayara) 30-11-2021
O Presidente da Câmara dos Conselheiros e Aliança dos Conselhos dos líderes e semelhantes na África e Mundo Árabe, El Naam Mayara sublinhou domingo passado em Madrid que o estado frágil, e as entidades separatistas e zonas territoriais descontroladas continuam sendo a fonte de ameaça e produção de extremismo. No discurso perante o plenário da 143ª Assembleia da União Interparlamentar, tal trabalho do conselho que continua na capital espanhola até 30 de novembro, Mayara explicou que “enfrentar a retórica populista baseada no ódio e semear dos conflitos, .....
|
|
O recrutamento militar das crianças por “Polisário”, um “crime de guerra” (Sr. Hilal) 29-11-2021
O Embaixador, Representante Permanente do Marrocos junto às Nações Unidas, Omar Hilal declarou que o recrutamento militar das crianças por parte das milícias armadas da Polisário nos campos de Tindouf constitui um “crime de guerra”.
|
|
O Parlamento Latino-Americano e Caribenho compartilha a posição do Marrocos (Presidente Barlatino) 29-11-2021
O Presidente do Parlamento da América Latina e Caraíbas (Barlatino), Jorge Pizarro Esteban declarou, sexta-feira passada em Madrid, que este agrupamento regional, 23 parlamentos nacionais, compartilham a mesma posição com Marrocos sobre a questão do Saara marroquino. O Sr. Pizarro Esteban, numa nota junto ao MAP, após reunião com os Presidentes da Câmara dos Representantes e Vereadores, Rachid Talbi Alami e Annam Mayara, tem frisado na margem da 143ª Assembleia da União Interparlamentar, realizada em novembro 26-30 na capital espanhola, tendo a mesma posição de Marrocos sobre a questão do Saara marroquino.
|
|