Gabão considera a iniciativa da autonomia para Saara uma "solução consensual por excelência" 05-11-2021
O Embaixador, Representante Permanente do Gabão junto das Nações Unidas, Michel Biang, em Nova Iorque, considerou a iniciativa marroquina da autonomia como uma "solução consensual por excelência" capaz de acabar com o litígio regional sobre o Saara marroquino.
|
|
Pertencer os campos de Tindouf a Polisário é “uma das graves” violações dos direitos humanos (Sr. Hilal) 05-11-2021
O Embaixador, Representante Permanente do Marrocos junto às Nações Unidas, Omar Hilale sublinhou que a Argélia tem cometido “uma das mais graves violações” dos direitos humanos ao entregar os residentes dos campos de Tindouf a um grupo armado separatista.
|
|
Gâmbia reafirma o seu "apoio principal" aos direitos legítimos de Marrocos sobre o Saara 05-11-2021
A Gâmbia reiterou, semana passada em Nova York, o seu "apoio principal" aos direitos legítimos da soberania do Marrocos sobre o Saara.
O representante da Gâmbia, perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, sublinhou que “a Gâmbia considera esta oportunidade importante para reafirmar o seu apoio principal aos legítimos direitos da soberania do Reino de Marrocos sobre todo o seu território, envolvendo o Saara marroquino."
|
|
O Benin chama para o “consenso” e realizações das mesas Redondas sobre o Saara marroquino 04-11-2021
O Benin chamou, segunda-feira passada de Nova Iorque para o “consenso” e realizações do processo das mesas redondas para resolver o diferendo do Saara marroquino.
O Embaixador, Representante do Benin junto às Nações Unidas, Marc Hermann Araba frisou perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral que a realização das duas mesas-redondas anteriores, 2018 e 2019, cuja participação contou com Marrocos, Argélia, Mauritânia e Polisario, constituindo um "progresso tangível" , graças aos esforços do consenso "e do progresso esperado".
|
|
A Santa Lúcia apoia o processo das Mesas Redondas sobre o Saara marroquino 04-11-2021
A Santa Lúcia exprimiu, segunda-feira passada, em Nova Iorque o apoio ao processo das Mesas Redondas, visando uma saída para o Saara marroquino.
« A Santa Lúcia continua a manifestar o seu apoio ao processo de mesas redondas, baseada sobre as conversações a exemplo da Genebra, contando com a participação da Argélia, do Marrocos, da Mauritânia e Polisário», sublinhou o representante de Santa Lúcia perante o Quarto Comité dos Estados Unidos Assembleia Geral das Nações. Aguardando chegar a um progresso desta questão regional, por meio desse processo político.
|
|