ACNUR: questionar a responsabilidade da Argélia sobre o sofrimento do povo detido em Tindouf 07-10-2021
O Alto Comissariado para os Assuntos dos Refugiados tem questionado quarta-feira passada, sobre a responsabilidade geral da Argélia na continuação da situação difícil do povo em Tindouf, sudeste da Argélia, levantando o motivo da "detenção de quase meio século por razões políticas e ocultas". Intervindo durante a discussão geral da 72ª sessão do Comité Executivo do programa do ACNUR, a delegação marroquina chamou a atenção sobre a “situação inaceitável na qual vive os residentes dos campos de Tindouf na Argélia, sob as condições miseráveis e desumanas agravadas a cada dia, sem razões esclarecidas da detenção de quase meio século. ”cujas razões são políticas ocultas.
|
|
O relatório do Secretário-Geral da ONU aponta o rol principal da Argélia para uma saída do Saara 06-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, reiterou no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, a plena responsabilidade da Argélia no processo do Saara marroquino. Chamando-a a não fugir de suas responsabilidades para encontrar uma saída a questão do Saara marroquino, tendo sido lembrada 14 vezes neste relatório. O Secretário-Geral das Nações Unidas sublinhou ainda que a Argélia “tem um papel preponderante neste conflito regional e que a envolve na solução política da questão do Saara”, sem nenhuma margem de dúvidas e com compromisso, como parte desta questão regional, obrigada a empenhar no sentido de resolver esta disputa em torno do Saara marroquino.
|
|
O Relatório do SG da ONU reafirma o enterro do referendo para o Saara 05-10-2021
No relatório do secretário-geral da ONU junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, o Antonio Guterres consagra novamente a solução política, sob os auspícios das Nações Unidas e âmbito exclusivo das resoluções do Conselho, como a única forma para resolver esta disputa regional. Neste contexto, o Sr. Guterres expressou a sua confiança no sentido de continuar a trabalhar em prol de uma solução da questão do Saara marroquino "de acordo com as resoluções 2440, 2468, 2494 e 2548 do Conselho de Segurança".
|
|
O SG da ONU confirma a presença de elementos armados da Polisario em Guergarate, novembro passado 05-10-2021
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, informou que os elementos armados da Polisário foram de fato presentes em Guergarate, outubro e novembro de 2020, descartando as tentativas fúteis da Polisário e da Argélia de ocultar esta realidade.
|
|
O Secretário-Geral da UNO informa o CS sobre as conquistas diplomáticas e socioeconômicas no Saara 04-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres apresentou ao Conselho de Segurança uma cópia antecipada do seu relatório anual sobre o Saara Marroquino, relativo ao período 1 de setembro 2020 a 31 de agosto 2021. Tal relatório apresentado visa a discussão sobre a questão do Saara marroquino deste mês de outubro, para a adoção de uma resolução que prorroga o mandato da MINURSO, o qual o Sr. Guterres tem recomendado para um ano.
|
|