A última resolução do CS da ONU denuncia as mentiras e ilusões da Polisario e Argélia (Jornal peruano) 15-11-2021
O jornal peruano "La Razon" escreveu na sua edição que a recente resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas tem denunciado as mentiras e ilusões do grupo separatista Polisario e seu suporte argelino sobre uma suposta guerra contro Marrocos, desvendando as condições normais e prósperas das províncias do sul do Marrocos. Tal jornal tem publicado uma entrevista com o embaixador do Marrocos no Peru, Amine Chaudry, sob o título "O Saara Marroquino: uma revolução de um desenvolvimento sem precedentes", cuja Resolução 2602 confirma o nível de progresso alcançado em termos de infra-estrutura e desenvolvimento graças ao contínuo dos esforços de investimento marroquino.
|
|
O Quarto Comitê da ONU em favor do processo político em torno da disputa regional do Saara marroquino 12-11-2021
O Quarto Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, terça- feira, uma resolução reafirmando o seu apoio ao processo político em curso sob os auspícios exclusivos das Nações Unidas, visando a resolver a disputa regional sobre o Saara marroquino.
|
|
A União das Comores reitera o seu apoio à iniciativa de autonomia como uma "solução consensual" 12-11-2021
A União das Comores reiterou o seu apoio à iniciativa marroquina de autonomia, considerada uma solução de compromisso "aceitável e legítima" em torno do litígio regional sobre o Saara marroquino.
|
|
A eleição de 8 de setembro dos representantes "reais" do saara marroquino (Burundi) 12-11-2021
O representante do Burundi junto das Nações Unidas, em intervenção perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral sublinhou que o povo do Saara tem elegido seus "verdadeiros" representantes nas últimas eleições realizadas, 8 de Setembro de 2021. Depois de destacar a "muito forte" participação dos habitantes do Saara marroquino neste escrutínio tripartido, bem como a maior percentagem a nível nacional, o diplomata burundês considerou que através destes resultados democráticos, os habitantes das províncias do sul elegeram assim os seus "verdadeiros" representantes.
|
|
A União Europeia, em favor de solução política "justa, duradoura e aceitável" para o Saara marroquino 11-11-2021
Perante o Quarto Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, a União Europeia tem exprimido o seu apoio a uma solução política "justa, duradoura e mutuamente aceitável", em torno da disputa regional sobre o Saara marroquino. O representante da Eslovénia, tratando em nome da União Europeia, dizendo que a União "incentiva" as partes a trabalhar no sentido de encontrar uma "solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável" no quadro das Nações Unidas, com base na Segurança da ONU, e das Resoluções do Conselho desde 2007. Todas estas resoluções consagraram a Sua Alteza proposta do Marrocos, sendo séria e credível, única solução para acabar com este conflito artificial, no quadro da soberania e integridade territorial do Reino.
|
|