O Benin chama para o “consenso” e realizações das mesas Redondas sobre o Saara marroquino 04-11-2021
O Benin chamou, segunda-feira passada de Nova Iorque para o “consenso” e realizações do processo das mesas redondas para resolver o diferendo do Saara marroquino.
O Embaixador, Representante do Benin junto às Nações Unidas, Marc Hermann Araba frisou perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral que a realização das duas mesas-redondas anteriores, 2018 e 2019, cuja participação contou com Marrocos, Argélia, Mauritânia e Polisario, constituindo um "progresso tangível" , graças aos esforços do consenso "e do progresso esperado".
|
|
A Santa Lúcia apoia o processo das Mesas Redondas sobre o Saara marroquino 04-11-2021
A Santa Lúcia exprimiu, segunda-feira passada, em Nova Iorque o apoio ao processo das Mesas Redondas, visando uma saída para o Saara marroquino.
« A Santa Lúcia continua a manifestar o seu apoio ao processo de mesas redondas, baseada sobre as conversações a exemplo da Genebra, contando com a participação da Argélia, do Marrocos, da Mauritânia e Polisário», sublinhou o representante de Santa Lúcia perante o Quarto Comité dos Estados Unidos Assembleia Geral das Nações. Aguardando chegar a um progresso desta questão regional, por meio desse processo político.
|
|
Interpelar Argélia sobre o recrutamento militar das crianças nos campos de Tindouf (Omar Hilal) 04-11-2021
O Embaixador, Representante Permanente do Marrocos nas Nações Unidas, Omar Hilale destacou, sexta-feira passada, em Nova York, que a Argélia deve ser responsabilizada pelo recrutamento militar das crianças, através do Polisário nos campos de Tindouf, sudoeste da Argélia.
|
|
O Reino de Estôniai apoia a iniciativa de autonomia, única iniciativa para resolver a questão do Saara marroquino 04-11-2021
O Reino de Estônia afirmou em Nova Iorque, semana passada, que "a importante" iniciativa de autonomia apresentada por Marrocos em 2007, é considerada como "a única solução política séria e credível" para resolver a questão do Saara marroquino. "Aproveitando esta oportunidade para recordar a importante iniciativa de autonomia, considerada como a única solução política séria e credível para o conflito regional", sublinhou o representante da Estónia junto aos membros do Quarto Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas.
|
|
Guiné-Bissau, em favor da iniciativa da autonomia como solução realista da questão do Saara 03-11-2021
A Guiné-Bissau declarou, segunda-feira passada, em Nova Iorque o seu apoio à iniciativa marroquina de autonomia, considerando-a como "sendo a mais realista e pragmática" proposta, capaz de resolver, definitivamente, o litígio regional em torno do Saara marroquino.
|
|