A União Europeia, em favor de solução política "justa, duradoura e aceitável" para o Saara marroquino 11-11-2021
Perante o Quarto Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, a União Europeia tem exprimido o seu apoio a uma solução política "justa, duradoura e mutuamente aceitável", em torno da disputa regional sobre o Saara marroquino. O representante da Eslovénia, tratando em nome da União Europeia, dizendo que a União "incentiva" as partes a trabalhar no sentido de encontrar uma "solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável" no quadro das Nações Unidas, com base na Segurança da ONU, e das Resoluções do Conselho desde 2007. Todas estas resoluções consagraram a Sua Alteza proposta do Marrocos, sendo séria e credível, única solução para acabar com este conflito artificial, no quadro da soberania e integridade territorial do Reino.
|
|
O Discurso real, principal `crença` da diplomacia marroquina em relação ao Saara e integridade territorial 11-11-2021
O discurso de Sua Majestade o Rei, dirigido, sábado passado, a nação marroquina pela ocasião do aniversário da Marcha Verde, apontou os traços os mais proeminentes da crença diplomática marroquina sobre a questão do saara e integridade territorial, rumo a consolidação das aquisições e realizações no horizonte político integrado (Sr. Bourita)
|
|
A Itália saúda os "esforços sérios e credíveis" do Marrocos em relação ao Saara marroquino 10-11-2021
A Itália saudou, terça-feira passada, os esforços "sérios e credíveis" do Marrocos no âmbito das Nações Unidas para a resolução da questão do Saara marroquino.
Num comunicado conjunto emitido na sequência de conversas telefónicas entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no exterior, Nasser Bourita, e seu homólogo italiano, Luigi Di Maio, declarando que a Itália saúda "os esforços sérios e credíveis do Marrocos no âmbito das Nações Unidas, chamando todas as partes a continuar seus engajamentos com. "espírito de realismo e compromisso.
|
|
Os órgãos palestinos, em favor da posição oficial e popular da integridade territorial do Reino de Marrocos 10-11-2021
O Congresso Nacional do Povo Palestino de Al-Quds e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), bem como o Comitê Cristão Islâmico em Apoio a Al-Quds e Locais Sagrados reafirmaram a posição oficial e popular da palestina em apoio à integridade territorial do Reino de Marrocos. As duas entidades reafirmaram num comunicado junto a participação oficial e popular na celebração do "Reino de Marrocos em Jerusalém", organizada no fim-de-semana passado pela Associação do Centro Cultural Marroquino - Beit Al-Maghrib em Jerusalém ", envolvendo a Posição palestina, apoiando à integridade territorial do Marrocos, no sentido da marroquinidade do Saara, uma realidade indiscutível.
|
|
O discurso real por ocasião do aniversário da Marcha Verde, “perspicaz e pragmático” (analista americana) 09-11-2021
A analista americana Irina Zuckerman tem sublinhado que o discurso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, por ocasião do 46º aniversário da Marcha Verde, é caracterizado de "sábio e pragmático", ele estabelece as bases para uma resolução definitiva da questão do Saara, mantendo a paz e estabilidade regionais. Tal analista americana, especializada em Oriente Médio e Norte da África, tem destacado na nota junto à Agência de notícias Maghreb Arabe,,,,.
|
|