Serra Leoa apoia a Iniciativa de Autonomia Marroquina (Comitê 24 da ONU) 19-06-2025
Perante o Comité dos 24 da ONU, o Serra Leoa reiterou o seu apoio inequívoco à iniciativa de autonomia, apresentada pelo Marrocos 2007 ao Conselho da Segurança da ONU, com o intuito de resolver a disputa regional sobre o Saara. Em seu discurso durante a sessão ordinária deste comitê, realizada em Nova York de 9 a 20 de junho, o Embaixador Clelo Tutangi, Representante Permanente Adjunto de Serra Leoa nas Nações Unidas, apoia a iniciativa, considerada como séria e confiável nas resoluções do Conselho de Segurança desde 2007, em apoio ao suporte internacional.
|
|
Bahrein apoia a soberania e integridade territorial do Marrocos (Comitê 24 da ONU) 19-06-2025
Em Nova York, o Bahrein reiterou a sua posição favorável e de forma "inabalável e solidária", em relação ao plano marroquino de autonomia para o saara, mantido no quadro do respeito da soberania nacional e integridade territorial do Marrocos.
|
|
Catar apoia o Plano de Autonomia marroquino, como proposta "Construtiva" (Comité 24 da ONU) 19-06-2025
Perante o Comité dos 24 da ONU, o Estado do Catar reiterou o seu apoio ao plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos, 2007, tendo em vista chegar a uma solução definitiva da disputa regional sobre o Saara. Durante esta sessão ordinária da reunião do Comité 24 da ONU, realizada em Nova York; 20 de junho 2025, o representante do Catar considerou esta iniciativa de autonomia, como "construtiva", e base de uma solução realista da questão do Saara Marroquino.
|
|
São Cristóvão e Névis apoia solução política no quadro da soberania e integridade territorial do Marrocos (Comitê 24 da ONU) 19-06-2025
Perante o Comité dos 24 das Nações Unidas, São Cristóvão e Névis chamou a uma solução em relação à disputa regional em torno do Saara Marroquino no âmbito da soberania nacional e respeito da integridade territorial do Reino.
|
|
Gabão apoia a Iniciativa de Autonomia Marroquina (Comitê 24 da ONU) 18-06-2025
Em Nova York, o Gabão reiterou o seu apoio inabalável à Iniciativa de Autonomia Marroquina, apresentada pelo Marrocos em 2007 ao Conselho da segurança da ONU, para resolver a disputa regional sobre o Saara. Em intervenção durante a sessão ordinária da Comite 24 da ONU, realizada de 9 a 20 de junho, a representante do Gabão sublinhou que o seu país "apoia firmemente a Iniciativa de Autonomia Marroquina, como base séria, confiável e pragmática, a título de solução sustentável a questão do Saara Marroquino". Tal iniciativa é em consonância com o direito internacional e as resoluções da ONU, e da comunidade internacional.
|
|