quinta-feira, 17 de Julho de 2025  
Pesquisa
  
 Comunidades
 Agenda
 Dossiers
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 Actualidades

 O Secretário-Geral da ONU:  Polisario não goza de nenhum quadro jurídico junto às Nações Unidas O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterre  13-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino tem sublinhado que a Polisário não detém nenhum quadro jurídico junto às Nações Unidas. De fato, como tem anotado em seus relatórios, Guterres apontou em três ocasiões, que o representante da Polisario em Nova Iorque", mas nunca como representante junto às Nações Unidas". Tal afirmação foi reiterada  por um alto responsável  das Nações Unidas, negando categoricamente e definitivamente as falsas alegações do grupo separatista armado, a suposta representação junto às Nações Unidas.
  


 Marrocos interpela à Argélia sobre suas responsabilidades internacionais no Saara marroquino   13-10-2021
Marrocos interpela Argélia sobre a sua responsabilidade na margem da reunião dos países do Movimento Não-Alinhado, em Belgrado

O Representante Permanente do Marrocos nas Nações Unidas, Omar Hilal, sublinhou, segunda feira passada que a Argélia a título "da verdadeira  parte responsável da invenção e continuação do conflito artificial sobre o Saara marroquino,  foi interpelado no sentido de engajar-se plenamente no processo das mesas redondas com realismo e espírito de compromisso”.
  


 O Secretário-Geral da ONU chama a atenção do desvio de ajuda humanitária pela Polisário   13-10-2021
O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino tem  chamado a atenção sobre o desvio da ajuda humanitária e financeira destinada aos detidos nos campos de Tindouf, por parte da milícia da Polisário e militares argelinos. Neste relatório, o Sr. Guterres tem destacado que o Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos tem recebido informações de organizações não-governamentais sobre a Polisário, desviando a ajuda humanitária e financeira destinada aos campos de Tindouf, sudeste da Argélia.
  


 O Secretário-Geral das Nações Unidas denuncia o bloqueio da Polisario junto ao mandato da (MINURSO)   12-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Gueterres, no seu relatório junto ao Conselho da Segurança sobre o dossiê do saara marroquino, denuncia veementemente as severas e inaceitáveis ​​restrições impostas pela Polisário à (MINURSO), desde a sua retirada unilateral do cessar-fogo. Tal relatório critica a Polisario objeto dos obstáculos que dificultam a ação da (MINURSO) no sentido de cumprir com a sua missão principal, de supervisionar o cessar-fogo e vigiar as milícias deste grupo armado, bem como a situação no terreno directamente.
  


 O relatório do SG das Nações Unidas faz referência a  mensagem real junto ao CS  11-10-2021
A intervenção do Marrocos na zona de Al Guerguerat é irreversível.
O Secretário Geral das Nações Unidas, António Guteres dirigiu uma nota inscrita no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, publicada em seis línguas oficiais das Nações Unidas, ao referir à carta real que confirma o carácter "irreversível" da intervenção pacífica do Marrocos ao nível da passagem de fronteira de Guerguerat, visando o estabelecimento da livre circulação civil e comercial.
  

Página 241 de 902Primeiro   Anterior   236  237  238  239  240  [241]  242  243  244  245  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2025 - Todos os direitos reservados