Sua Majestade o rei Mohammed VI dirige um discurso para o Parlamento marroquino 09-10-2021
O discurso real saudou a boa organização das últimas eleições, decorrentes de um clima positivo, marcado por uma grande participação, sobretudo ás províncias do sul.
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, acompanhado por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Moulay El Hassan e Sua Alteza o Príncipe Moulay Rachid, dirigiu, sexta-feira, um discurso ao Parlamento, por ocasião da abertura da 1ª sessão do 1º ano legislativo da 11º legislatura.
|
|
A Presidente da Câmara dos Representantes da Colômbia apoia a integridade territorial do Marrocos 08-10-2021
A Presidente da Câmara dos Deputados da Colômbia, Sra. Jennifer Christine Arias Vala, recém-eleita à frente desta instituição legislativa pelo período 2021-2022, tem reiterado o seu apoio total “em relação ao respeito dos interesses supremos de Marrocos, da sua soberania e integridade territorial. ”
|
|
Saara: discussões entre o vice-ministro das RE da Rússia e o embaixador marroquino em Moscou 08-10-2021
A questão do Saara marroquino foi o foco das discussões, quinta-feira passada, em Moscou envolvendo o vice-ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Serguei Vershinin, e o embaixador marroquino na Rússia, Lotfi Bouchaara. O comunicado do Ministério da Relações Exteriores afirmou que, durante essas discussões, "entre as autoridades de dois países, nas quais foram trocadas opiniões sobre os temas da agenda do Conselho de Segurança da ONU", destacando o rol da solução da questão do Saara "no horizonte, com base na discussão do conselho e a procura de uma saída, durante este mês. "
|
|
O Secretário-Geral da ONU nomeia Staffan de Mistura, Enviado Pessoal para o Saara marroquino O porta-voz das Nações Unidas declarou que o Secretário- 07-10-2021
O porta-voz das Nações Unidas declarou que o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, nomeou o ítalo-sueco Staffan de Mistura como o seu enviado pessoal para o Saara marroquino.
|
|
ACNUR: questionar a responsabilidade da Argélia sobre o sofrimento do povo detido em Tindouf 07-10-2021
O Alto Comissariado para os Assuntos dos Refugiados tem questionado quarta-feira passada, sobre a responsabilidade geral da Argélia na continuação da situação difícil do povo em Tindouf, sudeste da Argélia, levantando o motivo da "detenção de quase meio século por razões políticas e ocultas". Intervindo durante a discussão geral da 72ª sessão do Comité Executivo do programa do ACNUR, a delegação marroquina chamou a atenção sobre a “situação inaceitável na qual vive os residentes dos campos de Tindouf na Argélia, sob as condições miseráveis e desumanas agravadas a cada dia, sem razões esclarecidas da detenção de quase meio século. ”cujas razões são políticas ocultas.
|
|