Marrocos interpela à Argélia sobre suas responsabilidades internacionais no Saara marroquino 13-10-2021
Marrocos interpela Argélia sobre a sua responsabilidade na margem da reunião dos países do Movimento Não-Alinhado, em Belgrado
O Representante Permanente do Marrocos nas Nações Unidas, Omar Hilal, sublinhou, segunda feira passada que a Argélia a título "da verdadeira parte responsável da invenção e continuação do conflito artificial sobre o Saara marroquino, foi interpelado no sentido de engajar-se plenamente no processo das mesas redondas com realismo e espírito de compromisso”.
|
|
O Secretário-Geral da ONU chama a atenção do desvio de ajuda humanitária pela Polisário 13-10-2021
O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino tem chamado a atenção sobre o desvio da ajuda humanitária e financeira destinada aos detidos nos campos de Tindouf, por parte da milícia da Polisário e militares argelinos. Neste relatório, o Sr. Guterres tem destacado que o Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos tem recebido informações de organizações não-governamentais sobre a Polisário, desviando a ajuda humanitária e financeira destinada aos campos de Tindouf, sudeste da Argélia.
|
|
O Secretário-Geral das Nações Unidas denuncia o bloqueio da Polisario junto ao mandato da (MINURSO) 12-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Gueterres, no seu relatório junto ao Conselho da Segurança sobre o dossiê do saara marroquino, denuncia veementemente as severas e inaceitáveis restrições impostas pela Polisário à (MINURSO), desde a sua retirada unilateral do cessar-fogo. Tal relatório critica a Polisario objeto dos obstáculos que dificultam a ação da (MINURSO) no sentido de cumprir com a sua missão principal, de supervisionar o cessar-fogo e vigiar as milícias deste grupo armado, bem como a situação no terreno directamente.
|
|
O relatório do SG das Nações Unidas faz referência a mensagem real junto ao CS 11-10-2021
A intervenção do Marrocos na zona de Al Guerguerat é irreversível.
O Secretário Geral das Nações Unidas, António Guteres dirigiu uma nota inscrita no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, publicada em seis línguas oficiais das Nações Unidas, ao referir à carta real que confirma o carácter "irreversível" da intervenção pacífica do Marrocos ao nível da passagem de fronteira de Guerguerat, visando o estabelecimento da livre circulação civil e comercial.
|
|
Sua Majestade o rei Mohammed VI dirige um discurso para o Parlamento marroquino 09-10-2021
O discurso real saudou a boa organização das últimas eleições, decorrentes de um clima positivo, marcado por uma grande participação, sobretudo ás províncias do sul.
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, acompanhado por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Moulay El Hassan e Sua Alteza o Príncipe Moulay Rachid, dirigiu, sexta-feira, um discurso ao Parlamento, por ocasião da abertura da 1ª sessão do 1º ano legislativo da 11º legislatura.
|
|