O Relatório do SG da ONU reafirma o enterro do referendo para o Saara 05-10-2021
No relatório do secretário-geral da ONU junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, o Antonio Guterres consagra novamente a solução política, sob os auspícios das Nações Unidas e âmbito exclusivo das resoluções do Conselho, como a única forma para resolver esta disputa regional. Neste contexto, o Sr. Guterres expressou a sua confiança no sentido de continuar a trabalhar em prol de uma solução da questão do Saara marroquino "de acordo com as resoluções 2440, 2468, 2494 e 2548 do Conselho de Segurança".
|
|
O SG da ONU confirma a presença de elementos armados da Polisario em Guergarate, novembro passado 05-10-2021
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, informou que os elementos armados da Polisário foram de fato presentes em Guergarate, outubro e novembro de 2020, descartando as tentativas fúteis da Polisário e da Argélia de ocultar esta realidade.
|
|
O Secretário-Geral da UNO informa o CS sobre as conquistas diplomáticas e socioeconômicas no Saara 04-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres apresentou ao Conselho de Segurança uma cópia antecipada do seu relatório anual sobre o Saara Marroquino, relativo ao período 1 de setembro 2020 a 31 de agosto 2021. Tal relatório apresentado visa a discussão sobre a questão do Saara marroquino deste mês de outubro, para a adoção de uma resolução que prorroga o mandato da MINURSO, o qual o Sr. Guterres tem recomendado para um ano.
|
|
A Espanha, convidada a apoiar a autonomia sob a soberania marroquina no Saara (Diplomata espanhol) 04-10-2021
O ex-embaixador da Espanha nos Estados Unidos, Javier Roberez sublinhou que a Espanha é chamada, mais do que nunca, a contribuir para a resolução do conflito do Saara, apoiando a proposta de autonomia sob a soberania marroquina. O diplomata espanhol, que participou nas discussões organizadas pelo Partido Popular no âmbito da sua conferência nacional (de 27 de setembro a 3 de outubro), considerou que a única forma de resolver este conflito é através do diálogo para que se possa chegar a uma solução, com base na proposta de autonomia sob a soberania marroquina.
|
|
O Presidente da região de Laayoune-Sakia El Hamra critica a decisão do Tribunal da União Europeia 30-09-2021
A decisão do tribunal europeu constitui uma “manobra política”, contrária aos sucessos diplomáticos de Marrocos, considerando que“ somos os saarauis, representantes legítimos deste povo, com base no que as urnas têm refletido na realidade”.
|
|