O Djibouti saúda a iniciativa da autonomia para Saara, um “excelente terreno” para a solução saraui 22-06-2021
O Djibouti sublinhou, perante o comité 24 das Nações Unidas, que a iniciativa marroquina da autonomia representa um “excelente terreno de discussão para se chegar a uma solução negociada” em torno do litígio regional sobre o Saara marroquino. O representante do Djibouti, na sua intervenção perante o comité 24, saudou os esforços "sérios e credíveis" desenvolvidos por Marrocos no quadro da iniciativa de autonomia.
|
|
O Gabão manifesta o seu “total apoio” à iniciativa de autonomia como solução de compromisso 21-06-2021
O Gabão manifestou, perante o Comité 24 das Nações Unidas, o seu "total apoio" à iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos como solução consensual da questão do Saara marroquino, em conformidade com o direito a internacional lei, a Carta das Nações Unidas e as sucessivas resoluções aprovadas neste domínio pelo Membro do Conselho de Segurança e a Assembleia Geral desde 2007.
|
|
O Burundi apoia a iniciativa de autonomia marroquina em conformidade com a Carta das Nações Unidas 21-06-2021
O Burundi, perante o Comité 24 da ONU, manifestou o seu apoio à iniciativa de autonomia, apresentada pelo Marrocos como uma solução consensual da questão do Saara marroquino.
O representante do Burundi afirmou na reunião da Comissão dos 24, em Nova Iorque, correndo até 25 de junho, considerando a iniciativa marroquina em conformidade com o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral. "
|
|
A República Democrática do Congo reitera a sua posição histórica de apoio ao Saara marroquino 21-06-2021
O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da República Democrática do Congo, Christophe Loutondula Abala Ben Abala reiterou, quinta-feira passada, a posição histórica de seu país a favor do Saara marroquino, bem como a sua absoluta solidariedade para com o Marrocos em busca de um solução definitiva deste conflito no âmbito da soberania do Reino, e sob os auspícios exclusivos das Nações Unidas.
|
|
A Gâmbia reitera o seu total apoio à soberania e integridade territorial de Marrocos no Comitê 24 21-06-2021
A Gâmbia reiterou, perante o Comitê 24 das Nações Unidas, o seu “total apoio à integridade territorial e soberania do Reino de Marrocos sobre todos os seus territórios, incluindo a zona do Saara marroquino”. O Representante Permanente Adjunto da Gâmbia nas Nações Unidas, Lamine Fati, sublinhou perante o comitê que: “O Governo da Gâmbia reconhece o princípio da soberania como uma norma internacional básica que não pode ser ignorada na resolução deste litígio. A este respeito, o governo gambiano renova o seu total apoio à soberania e a unidade do Reino de Marrocos sobre todos os seus territórios, incluindo a zona do Saara marroquino.
|
|