Sr. Omar Hilal denuncia as alegações da Argélia e recrutamento militar das crianças 01-09-2021
A autodeterminação é um princípio internacionalista e universalista, devendo ser empregado sem seletividade e beneficiar todas as populações, sobretudo aquelas que estão sob ocupação há décadas.
A Argélia, que pretende ser apenas um observador da questão do Saara marroquino, abriga nos campos sarauis, mantendo o recrutamento forçado das crianças de apenas 10 anos de idade.
|
|
A Costa do Marfim reitera o apoio à iniciativa de autonomia marroquina, como "solução política" 31-08-2021
A Costa do Marfim, quinta-feira passada, reiterou perante o Comité dos 24 das Nações Unidas que o seu apoia à iniciativa marroquina de autonomia que visa alcançar uma "solução política, negociada, mutuamente aceitável e realista" em torno do conflito sobre o Saara.
|
|
A República do Congo sauda a autonomia marroquina, como solução definitiva da questão do Saara 31-08-2021
A República do Congo saudou, quinta-feira passada, a iniciativa marroquina da autonomia, que visa encontrar uma solução definitiva da questão do Saara marroquino. Numa intervenção perante os participantes do simpósio regional do 24º Comité das Caraíbas, região da Dominica, o embaixador congolês afirmou: “saudando a iniciativa marroquina de autonomia, como uma resolução definitiva deste conflito, sob os auspícios das Nações Unidas, conforme estipulado na Resolução 693, adotada durante uma cúpula da União Africana em Nouakchott, 2018.
|
|
O Comitê dos 24: Santa Lúcia apoia a iniciativa da autonomia, a "única solução séria e realista" 31-08-2021
A Santa Lúcia reiterou, quinta-feira passada, perante o Comité dos 24 das Nações Unidas, o seu " apoio definitivo" à iniciativa marroquina de autonomia que constitui a "única solução séria e realista" em torno do conflito regional do Saara marroquino. O representante de Santa Lúcia, no seu discurso por ocasião do encontro num simpósio regional do 24º Comitê Caribenho em Dominica, saudando o dinamismo que conheceu o processo político, graças à realização de duas mesas redondas em Genebra, contando com a participação de Marrocos, da Argélia, de Mauritânia e Polisário.
|
|
A Dominica reitera no Comitê dos 24 o seu apoio “inabalável” ao plano de autonomia para o Saara 31-08-2021
A Dominica reiterou o seu apoio "inabalável" à iniciativa marroquina de autonomia, sob a integridade territorial e soberania nacional de Marrocos, "sendo este plano de autonomia a única solução consensual, capaz de acabar com o conflito regional artificial" do Saara.
|
|