Entrevista do Nasser Bourita pelo jornal - Le Point 05-11-2024
A posição da França sobre o Saara marroquino insere-se no quadro de uma dinâmica global, graças aos reconhecimentos explícitos da soberania marroquina sobre o Saara, das abertura de cerca de trinta consulados em Laayoune e Dakhla, bem como do crescente apoio ao plano de autonomia, solução definitiva desta disputa regional.
|
|
Proposta argelina, dividir o Saara marroquino é uma fuga habitual de seus reveses diplomáticos (Sr. Hilal) 04-11-2024
O Embaixador e Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Omar Hilal destacou, em Nova Iorque, que a proposta argelina que tem por objetivo dividir o Saara marroquino, é um pretexto habitual para fugir dos reveses diplomáticos. Durante uma entrevista à imprensa após a adoção pelo Conselho de Segurança da resolução em favor do Saara Marroquino, o Sr. Hilal comentou a discussão suscitada pela proposta da Argélia relativa à divisão do saara marroquino, tal proposta é apresentada pelo Enviado Pessoal, Staffan de Mistura, aos membros do Conselho durante uma reunião a portas fechadas numa sessão de consulta, 16 de outubro de 2024.
|
|
Resolução do Conselho de Segurança apoia o plano de autonomia,“ base única” para o Saara Marroquino (Omar Hilal) 04-11-2024
O Embaixador e Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas, Omar Hilal, sublinhou de Nova Iorque ao dizer que a nova resolução do Conselho de Segurança sobre a questão do Saara aponta a iniciativa de autonomia marroquina como “base única”, para negociar uma solução política, e uma saída definitiva da disputa regional, no âmbito da soberania e integridade territorial do Reino.
|
|
Marrocos saúda a adopção da Resolução 2756 do Conselho de Segurança da ONU (Ministério dos Negócios Estrangeiros) 01-11-2024
O Reino de Marrocos saudou a adopção do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Resolução 2756, quinta-feira passada, prorrogando o mandato da MINURSO até 31 de Outubro de 2025, conforme o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro. O Ministério, no comunicado, tem declarado que tal decisão surgiu num contexto caracterizado pelo caminho irreversível, traçado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, sobre a integridade territorial do Reino, cujo apoio crescente dos membros permanentes do Conselho de Segurança e dos países influentes, cada vez importante em favor do dossiê do Saara marroquino e da iniciativa da autonomia marroquina, reforçado pelo número dos países, retirando seus reconhecimentos desta fictícia “República Saharaui” RASD.
|
|
Conselho de Segurança renova o mandato da MINURSO por um ano, dada importância da iniciativa marroquina de autonomia 01-11-2024
Foi na quinta-feira passada que o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu renovar o mandato da MINURSO por um ano.
O texto da Resolução nº (2756), redigida pelos Estados Unidos da América, sublinha que o Conselho de Segurança “decidiu prorrogar o mandato da MINURSO até 31 de outubro de 2025”.
|
|