Dakhla: Um deputado da maioria presidencial apoia a abertura de um consulado francês 09-02-2021
O sr Majid al-Karab, parlamentar francês do partido Republicano (da maioria presidencial) declarou o seu apoio à abertura de um consulado francês a Dakhla, no sul de Marrocos.
Num comunicado junto ao MAP, o parlamentar francês declarou ao dizer: “É certo que a abertura de um consulado é da prerrogativa das autoridades diplomáticas francesas, mas como deputado que representa o poder legislativo e o povo francês, ele apoia a abertura de uma representação francesa a Dakhla. "
|
|
O reconhecimento americano do Saara marroquino, uma decisão "lógica" (ex-diplomata americano) 09-02-2021
O ex-diplomata americano, Elliott Abrams considerou que a decisão dos EUA de reconhecer a total soberania do Marrocos sobre o Saara constitui uma decisão "lógica", apontando os críticos desta decisão como "instáveis". O sr Abrams, atuando como Representante Especial dos EUA para a Venezuela, declarou num artigo publicado na American National Review intitulado "A decisão de Trump sobre o Marrocos é uma lógica", apontando as posições do ex-enviado da ONU James Baker, Embaixador John Bolton e o Senador Republicano James Inhoff, visam a alcançar à soberania do reino sobre seu saara.
|
|
A troika, mecanismo de apoio exclusivo às Nações Unidas sobre o Saara marroquino (Sr. Bourita) 08-02-2021
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro, Sr. Nasser Bourita afirmou, domingo a Rabat, que o mecanismo da troika da UA não é uma medida ou um mecanismo de gestão da questão do Saara marroquino, mas sim um mecanismo de acompanhamento e apoio aos esforços, exclusivos das Nações Unidas.
|
|
O governo Biden chamada para confirmar o apoio à soberania de Marrocos sobre o Saara 08-02-2021
O instituto de investigação americano confirmou que a administração Biden tem sido chamada a renovar a sua afirmação de apoio à soberania do Marrocos sobre o Saara, bem como ao processo de mediação sob os auspícios das Nações Unidas, visando uma resolução definitiva deste conflito artificial. O Washington Institute for Near East Policy, no seu relatório intitulado “Aproveitando oportunidades e fortalecendo alianças no norte e oeste da África”, indicando que a nova administração dos EUA deve fortalecer a sua parceria estratégica com o Marrocos, considerado “o mais antigo aliado árabe da América”.
|
|
O reconhecimento americano do saara marroquino. importante viragem para a paz e estabilidade (especialistas italianos) 05-02-2021
Um grupo de expertos, os mais importantes da ciência política, além dos acadêmicos e jornalistas italianos têm declarado que a decisão americana, de reconhecer a plena e total soberania do Marrocos sobre o Saara constitui um ponto de inflexão, importante, prometendo perspectivas promissoras para a promoção da paz, da estabilidade, do investimento e integração econômica em toda a região.
|
|