Os representantes dos diferentes estados membros da ONU o diferendo do saara assunto da integridade 21-12-2020
Os Representantes de vários Estados membros da ONU afirmam que a disputa regional pelo Saara é uma questão de integridade territorial de Marrocos
Os Representantes de diferentes Estados membros das Nações Unidas enfatizaram, durante um evento via online pelo sexagésimo aniversário da adoção da histórica Resolução 1514 da Assembleia Geral, sobre a "Declaração em relação à Concessão de Independência aos Países e Povos Coloniais", sendo a disputa regional artificial do Saara é uma questão que diz respeito à integridade territorial de Marrocos e não o caso da descolonização.
|
|
Sr Omar Hilal, num simpósio das Nações Unidas pelo 60º aniversário da adoção da Resolução 1514 21-12-2020
A ação do princípio da autodeterminação na Resolução 1514 enquadra o "princípio básico", do requisito da integridade territorial, estipulado na Carta das Nações Unidas.
Na quinta-feira passada, o embaixador, representante permanente do Marrocos junto às Nações Unidas, Omar Hilal confirmou que a descolonização no Saara marroquino foi definida de acordo com o Acordo de Madrid, 1975 e ratificado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
|
|
A República Democrática do Congo abre seu Consulado Geral a Dakhla 21-12-2020
A República Democrática do Congo inaugurou, sabado passado, o seu Consulado-Geral a Dakhla, a nona representação diplomática a ser inaugurada na capital da região de Oued Ed-Dahab em menos de um ano.
|
|
A Dominica saúda a decisão dos EUA de reconhecer a soberania do Marrocos sobre o Saara 21-12-2020
O Governo da Comunidade da Dominica saudou a decisão dos Estados Unidos da América de reconhecer a soberania do Reino Unido sobre toda a região do Saara marroquino, decidindo de abrir o seu consulado Geral nesta cidade de Dakhla. Numa nota divulgada sexta-feira passada pelo seu Ministério de Relações Exteriores, a Dominica exprimiu a sua convicção de que “esta decisão consagra o Saara marroquino” e reafirma “a iniciativa de autonomia sob a soberania marroquina, única base para uma solução justa e duradoura, perante este conflito regional”.
|
|
O polisário deve entender o possível e o impossível da questão do saara marroquino 18-12-2020
A "Polisario" deve saber "o possível e impossível", para chegar a uma solução da questão do Saara (Partido Nacional Basco)
O Partido Nacional Basco afirmou, na passada quarta-feira, que a Polisario deve "perceber o que é possível e o que é impossível", para encontrar uma solução da questão do Saara. "O mundo mudou muito nos últimos anos e, portanto, a frente da Polisário deve entender o que pode ser possível e o impossível", a fim de resolver a disputa sobre a questão do Saara, declarou Sr Eitor Esteban, porta-voz oficial do Partido Nacional Basco no Parlamento espanhol.
|
|