O reconhecimento da soberania sobre o Saara provoca histeria junto ao regime argelino (Editorial) 11-02-2021
A revista mensal (BAB), na sua edição editorial série n° 31 considerou que o reconhecimento total dos EUA da soberania de Marrocos sobre o Saara provocou uma certa "histeria de massa" no regime dominante da Argélia. O editorial, no artigo intitulado "Um sorriso do Mundo", cujo ator, Sr. Khalil Al-Hashimi Al-Idrissi, Diretor-Geral do MAP, tem explicado isso através de um país pretendendo ser neutro em relação a este assunto, indicando não ter -interesses outros a não ser defender uma posição de princípio sobre o direito dos povos à autodeterminação.
|
|
O ONG não governamental dos EUA interroga o senador James Inhoff sobre o seu apoio à Polisário 11-02-2021
A organização não governamental americana "Teach the Children International" chamou o senador americano James Inhoff sobre o seu apoio à Polisário, num momento em que os dirigentes da Frente continuam a tomar decisões, no sentido de prolongar o sofrimento da população, detida nos campos de Tindouf por mais de 45 anos.
|
|
O Senador francês: Marrocos assegura o futuro do saara e perspectivas reais 10-02-2021
O Marrocos é "o único que pode garantir" o futuro do Saara e proporcionar "perspectivas reais" de desenvolvimento para esta região, segundo o Senador francês.
O Marrocos é "sem dúvida a única parte, capaz de garantir ao Saara" um futuro melhor, podendo assim trazer a toda a região, reais perspectivas de desenvolvimento económico, declarou, terça-feira, o senador francês, ex-secretário de Estado da Cooperação e da Francofonia, Alain Joyandet.
|
|
Dakhla: Um deputado da maioria presidencial apoia a abertura de um consulado francês 09-02-2021
O sr Majid al-Karab, parlamentar francês do partido Republicano (da maioria presidencial) declarou o seu apoio à abertura de um consulado francês a Dakhla, no sul de Marrocos.
Num comunicado junto ao MAP, o parlamentar francês declarou ao dizer: “É certo que a abertura de um consulado é da prerrogativa das autoridades diplomáticas francesas, mas como deputado que representa o poder legislativo e o povo francês, ele apoia a abertura de uma representação francesa a Dakhla. "
|
|
O reconhecimento americano do Saara marroquino, uma decisão "lógica" (ex-diplomata americano) 09-02-2021
O ex-diplomata americano, Elliott Abrams considerou que a decisão dos EUA de reconhecer a total soberania do Marrocos sobre o Saara constitui uma decisão "lógica", apontando os críticos desta decisão como "instáveis". O sr Abrams, atuando como Representante Especial dos EUA para a Venezuela, declarou num artigo publicado na American National Review intitulado "A decisão de Trump sobre o Marrocos é uma lógica", apontando as posições do ex-enviado da ONU James Baker, Embaixador John Bolton e o Senador Republicano James Inhoff, visam a alcançar à soberania do reino sobre seu saara.
|
|