Saara marroquino: a posição da França pode afetar europeus em favor do dossiê saharaui (Sr. Macron 2M/Medi1 TV) 31-10-2024
A posição da França sobre a questão do Saara vai levar outros países europeus a mudarem de opinião em favor do Marrocos, “podendo ir no sentido a mudar outras posições e escolhas para o Saara marroquino”, explicou o presidente francês, Emmanuel Macron.
|
|
Delegação parlamentar australiana saúda o dinamismo do desenvolvimento na região de Laayoune-Sakia El Hamra 31-10-2024
A delegação parlamentar australiana, realizando uma visita oficial, terça-feira passada a Laayoune, tem saudado o dinamismo de desenvolvimento que conhece a região de Laayoune-Sakia El Hamra em vários domínios.
|
|
França pretende manter sua presença consular e cultural no Saara marroquino (MNEF) 30-10-2024
O ministro francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Noel Barrot, declarou, ontem, terça-feira em Rabat, que a França pretende reforçar a sua presença consular e cultural no Saara marroquino, a fim de criar um verdadeiro vínculo francês. O Ministro francês tem dito, durante uma entrevista à imprensa após discussões com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita: “Trabalharemos para fortalecer a nossa presença consular e cultural, a fim de criar um verdadeiro vínculo francês”.
|
|
Presidente francês Emmanuel Macron reitera o apoio a soberania de Marrocos sobre o Saara 30-10-2024
Foi na terça-feira passada que o Presidente da República Francesa, Sua Excelência o Sr. Emmanuel Macron tem reiterado fortemente o apoio da França à soberania de Marrocos sobre o Saara marroquino, à margem da sessão conjunta das duas câmaras do Parlamento marroquino.
|
|
Sr. Guterres suda Marrocos pelo cessar-fogo e a cooperação das Forças Armadas Reais com MINURSO 29-10-2024
No seu relatório ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres saudou o Marrocos pelo cessar-fogo e a cooperação exemplar das Forças Armadas Reais para com a MINURSO. O sr Guterres tem dito que o Representante Especial e o Comandante da Missão tem apresentado, Fevereiro de 2024, o plano da cessação das hostilidades durante o mês sagrado do Ramadão, considerando que “as Forças Armadas Reais responderam, 26 de Fevereiro, mantendo o seu 'compromisso com tais acordos'”, sem qualquer dúvidas sobre o compromisso do cessar-fogo por parte do Marrocos. O Secretário-Geral anotou que “a MINURSO continuou a reforçar a coordenação e a cooperação” com as autoridades marroquinas, tanto civis como militares.
|
|