O Conselho de Segurança da ONU : os últimos desdobramentos da questão do Saara marroquino 24-12-2020
O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizou, segunda-feira passada, uma sessão as portas fechadas, objeto das consultas, a pedido da Alemanha, para tomar nota dos últimos desenvolvimentos da questão do Saara marroquino.
Segundo as fontes diplomáticas, este encontro foi uma oportunidade para os Estados Unidos apresentar ao Conselho de Segurança, pela primeira vez, a relevância e a exatidão da declaração americana publicada, 10 de dezembro 2020, reconhecendo a definitiva soberania do Marrocos sobre o Saara.
|
|
O Comunicado do Gabinete Real: Audiência Real com uma Delegação EUA-Israel 23-12-2020
O trabalho executado resulta de uma virada histórica a favor da integridade territorial do Marrocos, e um marco promissor desenvolvimento em prol da paz no Oriente Médio.
O Gabinete Real tem publicado; Terça-feira um comunicado sobre a audiência da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, concedida a uma delegação EUA-Israel.
A seguir, o texto deste comunicado à imprensa.
|
|
O comunicado conjunto entre o Reino de Marrocos, os Estados Unidos da América e Estado de Israel 23-12-2020
No quadro do reconhecimento dos estados unidos da América da marroquinidade do saara marroquino, e no final de uma visita de uma delegação dos Estados unidos e Israel a Marrocos, terça feira, objeto de acordos no domínio comercial, transporte entre outros.
A seguir, o texto integral deste comunicado conjunto, assinado, nesta terça-feira, pelo Reino de Marrocos, Estados Unidos da América e Estado de Israel:
|
|
A decisão americana, um forte ímpeto para resolver a questão do Saara (ex-chefe da missão MINURSO) 22-12-2020
O ex-chefe da missão MINURSO da ONU, Eric Jensen enfatizou que a decisão americana de reconhecer a plena soberania de Marrocos sobre o Saara vai dar um forte impulso aos esforços para encontrar uma solução da questão do Saara no âmbito do plano marroquino de autonomia.
|
|
A decisão americana sobre o Saara marroquino, um passo decisivo no sentido de aplicar a verdade (jurista belga) 22-12-2020
O sr Henry Frolanx, Vice-Presidente da Associação Belga "Amigos do Marrocos", destacou que a decisão americana de reconhecer a plena e total soberania de Marrocos sobre o Saara constitui um passo decisiva que vai levar a todos ao compromisso com a verdade.
Ele sublinhou: “De acordo com o direito internacional público, o assunto relacionado com um passo fundamental; podendo levar o grupo de interlocutors, preocupados no sentido de abandonar posições de princípio – a qual exige muita discussão – para adotar hoje uma realidade política, econômica e social”.
|
|