A Polisario “excluiu-se” de qualquer processo político ao violar o cessar-fogo (Hilal para o CNN) 23-11-2020
O Embaixador e Representante Permanente de Marrocos junto às Nações Unidas, Omar Hilal considerou numa intervenção junto ao (CNN International), que ao violar o acordo de cessar-fogo, o grupo armado separatista da Polisario se "excluiu" de qualquer participação no processo político sobre o Saara Marroquino, revelando ao mundo inteiro que ele não tem lugar nas mesas redondas. "Quando esta parte se retirou do acordo de cessar-fogo, sem lugar na mesa de negociações, tem declarado a guerra", sublinhou Hilal, o convidado do programa canal "Conecte ao Mundo" da TV (CNN), da famosa apresentadora de TV Becky Anderson.
|
|
A intervenção marroquina pacífica Al Guerguerat abrindo a estrada internacional, uma mudança estratégica (Chefe do Governo) 20-11-2020
O Chefe do Governo marroquino, Saad Eddine El Othmani confirmou, quinta-feira, a Rabat que o Marrocos interferiu na travessia de Al Guerguerat em prol da paz, abrindo uma via internacional, permitindo a liberdade de movimentação de pessoas, de bens e serviços, em harmonia com o direito internacional, as necessidades da região e de acordo com o processo de cessar-fogo, cuja decisão do reino desencadeou uma mudança estratégica. O Ministro da Educação Nacional, da Formação Profissional, do Ensino Superior e Pesquisa Científica, porta-voz oficial do governo,
|
|
O Comunicado do Gabinete Real: Contato telefônico entre o Rei Mohammed VI e o Rei da Jordânia 20-11-2020
A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, teve nesta quinta feira, um telefonema de seu irmão, a Sua Majestade o Rei Abdullah II Ibn Al Hussein, Rei do Reino Hachemita da Jordânia.
|
|
A União Europeia insiste sobre a necessidade de preservar a liberdade de bens e serviços na zona transfronteiras a Guerguerat 19-11-2020
A União Europeia sublinhou, domingo passado, a necessidade de preservar a liberdade de biens e serviços na zona transfronteira da região de Guerguerat e a importância primordial de garantir o respeito dos acordos de cessar-fogo.
|
|
A Polisário ameaça a estabilidade e a paz na região inteira ( ex-representante da ONU) 19-11-2020
A Polisario "ameaça a estabilidade em toda a região, principalmente a vizinhança europeia, segundo o ex-Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas.
O ex-Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara, Eric Janssen, em relação ao anúncio da retirada da Polisario do acordo de cessar-fogo, alertando sobre tal ato, extremamente perigoso que ameaça a estabilidade em toda a região, incluindo a vizinhança europeia. Conforme o artigo cuja declaração dirigida ao MAP, o Sr. Janssen sublinhou ao dizer: "Os recentes acontecimentos a Guerguerat, na zona tampão na fronteira com a Mauritânia, um elo importante para o movimento comercial e civil, bem como entre outros países da África, constituem uma ação iminente e muito perigoso."
|
|