A atenção e afeição da Sua Majestade o Rei para com as províncias do sul 10-11-2020
O Presidente do Fórum de Crans Montana, presidente fundador, Embaixador Jean-Paul Carteron sublinhou em relação á afeição e a atenção especial da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, dispensa às províncias do sul do Reino em termos do futuro brilhante que espera as províncias do sul. Com base no discurso real pela ocasião do 45º aniversário da Marcha Verde, o Sr. Carteron explicou que "as regiões do sul são de fato um modelo único de desenvolvimento nos níveis industrial, econômico e social",anotando que nada pode conter as transformações que podem ocorrer sobre as enormes e conquistas até então ", tornando-se um modelo de desenvolvimento.
|
|
A União Europeia chama para o censo da população dos campos de Tindouf 09-11-2020
A União Europeia renovou, sexta-feira passada, perante o Quarto Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas, o seu apelo junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para o censo de Refugiados dos campos de Tindouf sob o solo argelino, conforme a insistência do Conselho de Segurança da ONU.
|
|
A Sua Majestade o Rei dirige um discruso ao povo marroquino pela 45 ocasião da Marcha Verde 08-11-2020
A iniciativa de autonomia marroquina, apoiada pelo Conselho de Segurança e grandes potências, é considerada como a única opção lógica para resolver este conflito.
Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, dirigiu um discruso ao povo marroquino, sábado noite, pela ocasião do quadragésimo quinto aniversário da Marcha Verde.
|
|
O Marrocos “reconhece a decisão histórica dos Emirados Árabes Unidos abrir um consulado a Laayoune.” (Sr. Bourita) 05-11-2020
O Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no exterior, Sr. Nasser Bourita declara, esta quarta-feira a Laayoune que o povo marroquino reconhece a decisão “histórica” dos Emirados Árabes Unidos de abrir um consulado geral a Laayoune, em apoio à integridade territorial do Reino. Numa declaração à imprensa após a cerimónia de abertura deste consulado, Bourita explicou que os Emirados Árabes Unidos considerados como o primeiro país árabe, não africano, a abrir um consulado geral nas províncias do sul do Reino, a exemplo de 15 países fraternos africanos que abriram representações diplomáticas nas duas cidades marroquinas do Sara: Laayoune e Dakhla.
|
|
A China apoia o processo das mesas redondas sobre o Saara marroquino 05-11-2020
A China encorajou a continuação do processo das mesas redondas a Genebra, entre Marrocos, Argélia, Mauritânia e a "Polisário", tal iniciativa apoiada pelo ex-Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara, Horst Kohler. Ao explicar o seu apoio á Resolução 2548 em relação ao Saara marroquino, adotada pelo Conselho de Segurança, a China considerou que um novo enviado pessoal do Secretário-Geral deve ser nomeado logo para "facilitar a retomada do processo das mesas redondas a Genebra, criando as condições favoráveis para o progresso", na direção de uma solução política em torno deste conflito regional.
|
|