A decisão americana, um forte ímpeto para resolver a questão do Saara (ex-chefe da missão MINURSO) 22-12-2020
O ex-chefe da missão MINURSO da ONU, Eric Jensen enfatizou que a decisão americana de reconhecer a plena soberania de Marrocos sobre o Saara vai dar um forte impulso aos esforços para encontrar uma solução da questão do Saara no âmbito do plano marroquino de autonomia.
|
|
A decisão americana sobre o Saara marroquino, um passo decisivo no sentido de aplicar a verdade (jurista belga) 22-12-2020
O sr Henry Frolanx, Vice-Presidente da Associação Belga "Amigos do Marrocos", destacou que a decisão americana de reconhecer a plena e total soberania de Marrocos sobre o Saara constitui um passo decisiva que vai levar a todos ao compromisso com a verdade.
Ele sublinhou: “De acordo com o direito internacional público, o assunto relacionado com um passo fundamental; podendo levar o grupo de interlocutors, preocupados no sentido de abandonar posições de princípio – a qual exige muita discussão – para adotar hoje uma realidade política, econômica e social”.
|
|
A Antígua e Barbuda reafirma o seu apoio à proposta marroquina de autonomia 22-12-2020
O Ministério das Relações Exteriores, da Imigração e Comércio de Antígua e Barbuda reafirmou o apoio de seu país à proposta de autonomia marroquina, considerada como uma solução definitiva para a questão do Saara marroquino.
|
|
O Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe reafirma o apoio do seu país à integridade territorial do Reino 22-12-2020
O Presidente da Assembleia Nacional de “São Tomé e Príncipe”, Sr. Delphim Santiago das Nevi reafirmou a posição do seu país a favor da integridade territorial do Reino de Marrocos..
Numa carta enviada ao Presidente do Parlamento, Habib Al-Maliki, sobre as provocações das milícias da "Polisario" na passagem de fronteira "Guerguerat" no sul do Reino de Marrocos, em solidariedade com Marrocos.
|
|
Os representantes dos diferentes estados membros da ONU o diferendo do saara assunto da integridade 21-12-2020
Os Representantes de vários Estados membros da ONU afirmam que a disputa regional pelo Saara é uma questão de integridade territorial de Marrocos
Os Representantes de diferentes Estados membros das Nações Unidas enfatizaram, durante um evento via online pelo sexagésimo aniversário da adoção da histórica Resolução 1514 da Assembleia Geral, sobre a "Declaração em relação à Concessão de Independência aos Países e Povos Coloniais", sendo a disputa regional artificial do Saara é uma questão que diz respeito à integridade territorial de Marrocos e não o caso da descolonização.
|
|