O Marrocos celebra o 45º aniversário da Marcha Verde 05-11-2020
O Marrocos celebra o 45º aniversário da Marcha Verde: um símbolo para uma nação rumo a marcha do desenvolvimento geral
O Marrocos celebra, nesta sexta-feira, o quadragésimo quinto aniversário da Marcha Verde, um verdadeiro épico nacional, único pelo qual se consolidou a conclusão da integridade territorial do Reino, das províncias do sul, face ao colonialismo espanhol.
|
|
A Bélgica: preocupação com as provocações e violações da Polisário a Guerguerat 04-11-2020
A Bélgica informou, a nível da ONU, o seu apoio a uma solução política em torno da disputa regional do Sara marroquino.
O Representante Permanente da Bélgica nas Nações Unidas, Philippe Cridelka declarou na margem da votação da Resolução 2548 do Conselho de Segurança, que “a Bélgica afirma que não tem outra saída” a não ser a questão do Saara“, com base numa política abrangente”.
|
|
A Estônia apoia o processo internacional para uma saída política do Saara marroquino 04-11-2020
A Estônia declarou na margem da votação da Resolução 2548, o seu apoio aos esforços do Secretário-Geral da ONU, que visam encontrar uma "solução política justa, duradoura e aceitável para as partes" em torno da disputa sobre o Saara marroquino", com base nas resoluções, relevantes do Conselho de Segurança." A delegação da Estônia considerou que "é importante não perder o ímpeto político alcançado, durante as reuniões das mesas redondas dos anos 2018 e 2019.
|
|
Laayoune: Ministro das Relações Exteriores do Gabão reitera o seu país ao Saara marroquino 04-11-2020
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação, Francófonica, da Integração Regional e Diáspora Gabonesa, Bakum Mobilet Boubia renovou, sexta-feira, a Laayoune, o apoio "constante e firme" de seu país a favor da integridade territorial de Marrocos.
|
|
A imprensa italiana destaca a importância da iniciativa de autonomia para o saara marroquino 04-11-2020
A imprensa italiana tem dedicado um espaço importante à Resolução 2548, adotada, 30 de outubro pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em relação á questão do Saara marroquino. Tal artigo intitulado “Prolongar o mandato da MINURSO e a importante Iniciativa de Autonomia, proposta pelo Marrocos”, destacou o site de notícias “Expartipus” considerando que “o Conselho de Segurança tem chamado para a retomada das consultas entre o novo enviado pessoal e as partes envolvidas neste conflito regional, envolvendo o Marrocos, a Argélia, a Mauritânia e a Polisário”. .
|
|