Sr Omar Hilal, num simpósio das Nações Unidas pelo 60º aniversário da adoção da Resolução 1514 21-12-2020
A ação do princípio da autodeterminação na Resolução 1514 enquadra o "princípio básico", do requisito da integridade territorial, estipulado na Carta das Nações Unidas.
Na quinta-feira passada, o embaixador, representante permanente do Marrocos junto às Nações Unidas, Omar Hilal confirmou que a descolonização no Saara marroquino foi definida de acordo com o Acordo de Madrid, 1975 e ratificado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
|
|
A República Democrática do Congo abre seu Consulado Geral a Dakhla 21-12-2020
A República Democrática do Congo inaugurou, sabado passado, o seu Consulado-Geral a Dakhla, a nona representação diplomática a ser inaugurada na capital da região de Oued Ed-Dahab em menos de um ano.
|
|
A Dominica saúda a decisão dos EUA de reconhecer a soberania do Marrocos sobre o Saara 21-12-2020
O Governo da Comunidade da Dominica saudou a decisão dos Estados Unidos da América de reconhecer a soberania do Reino Unido sobre toda a região do Saara marroquino, decidindo de abrir o seu consulado Geral nesta cidade de Dakhla. Numa nota divulgada sexta-feira passada pelo seu Ministério de Relações Exteriores, a Dominica exprimiu a sua convicção de que “esta decisão consagra o Saara marroquino” e reafirma “a iniciativa de autonomia sob a soberania marroquina, única base para uma solução justa e duradoura, perante este conflito regional”.
|
|
O polisário deve entender o possível e o impossível da questão do saara marroquino 18-12-2020
A "Polisario" deve saber "o possível e impossível", para chegar a uma solução da questão do Saara (Partido Nacional Basco)
O Partido Nacional Basco afirmou, na passada quarta-feira, que a Polisario deve "perceber o que é possível e o que é impossível", para encontrar uma solução da questão do Saara. "O mundo mudou muito nos últimos anos e, portanto, a frente da Polisário deve entender o que pode ser possível e o impossível", a fim de resolver a disputa sobre a questão do Saara, declarou Sr Eitor Esteban, porta-voz oficial do Partido Nacional Basco no Parlamento espanhol.
|
|
A decisão dos Estados unidos sobre o saara, corajosa, um exemplo para União europeia e França 18-12-2020
A decisão dos Estados Unidos sobre o Saara é "corajosa", a União Européia e a França devem "seguir os mesmos passos" (Partido Republicano Francês)
O sr. Pierre-Henri Dumont, secretário-geral adjunto do Partido Republicano, principal órgão político de direita na França declarou que o reconhecimento dos Estados Unidos da plena e definida soberania de Marrocos sobre o Saara é uma decisão "corajosa", e deve a União Europeia e a França "seguir estes mesmos passos", visando a acabar com esta Disputa artificial parado e de forma definitiva.
|
|