Rabat e Moscou reafirmam a necessidade de "todas as partes", respeitar o cessar-fogo 07-12-2020
O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro confirmou que o Reino de Marrocos e a Federação Russa renovaram, quinta-feira, a necessidade de "todas as partes" respeitar o cessar fogo, em relação ao conflito regional em torno do Saara marroquino, progressando no processo político rumo a uma solução definitiva.
|
|
A República do Togo apóia "o direito de Marrocos a defender sua soberania e integridade territorial" 07-12-2020
O governo da República do Togo declarou, sexta-feira passada, o seu apoio ao "direito de Marrocos, defender a sua soberania e integridade territorial", no sentido de restabelecer a liberdade de movimento das pessoas, de bens e mercadorias na passagem de Guerguerat, ligando o reino à Mauritânia.
|
|
As intervenções de Marrocos foi uma reacção ao bloqueio da "Polisario" à passagem de Guerguerat (Ministro dos Negócios Estrangeiros holandês) 07-12-2020
O ministro holandês dos Negócios Estrangeiros, Steve Block confirmou que as medidas tomadas pelo Marrocos constituem uma reacção ao bloqueio imposto pela "Polisário" à passagem da fronteira de Guerguerat. Em sua resposta a uma pergunta de um dos representantes de seu país, o chefe da diplomacia holandesa afirmou que “as intervenções do exército marroquino, 13 de novembro foram uma reação ao impedimento da passagem de fronteira de Guerguerat”.
|
|
Assegurar a travessia de Guerguerat, um sucesso da nova realidade diplomática e política (Chefe do Governo) 04-12-2020
O Chefe do governo marroquino, Saad Eddin El Othmani confirmou, nesta quinta-feira, que assegurar a travessia da Guerguerat foi um bem-sucedido, deixando uma nova realidade diplomática e política, com orgulho e consenso nacional traduzido por todas as forças vivas, políticas e civis, dentro e fora do país.
|
|
Os Diplomatas credenciados a Laayoune prontos para cooperar econômicamente com Marrocos 04-12-2020
Os chefes das missões consulares credenciadas a cidade de Laayoune declararam, nesta quinta-feira, que seus países vão estar pronto para desenvolver a cooperação econômica com o Marrocos e expandir seus horizontes de investimento.
Durante a visita de uma delegação representativa dos Negócios Estrangeiros, de Defesa Nacional, de Assuntos Islâmicos e Marroquinos residentes no estrangeiro na Câmara dos Representantes, os cônsules representantes de vários países árabes e africanos referiram a necessidade de valorizar as relações políticas e diplomáticas estabelecidas com o Reino em termos de cooperação estratégica.
|
|